Rede Municipal realiza avaliação do ensino e aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação realiza avaliação educacional. Nos dias 10 e 11 de setembro, os 4ºs e 8ºs anos do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, realizaram as provas do Hábile: Sistema de Avaliação Positivo.

A análise diagnóstica do processo de ensino e aprendizagem promove a qualidade do ensino e busca de melhores resultados no cenário educacional.

Neste sentido, a partir da implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, a avaliação educacional da rede de ensino municipal passa a ser realizada através da aplicação de provas do Hábile. Foram dois dias de provas, avaliando os componentes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Este sistema de avaliação consiste em coletar e sistematizar informações a respeito do desempenho dos alunos sob a proposta baseada em conceitos de competências e habilidades do Ensino Fundamental por meio de testes e questionários.

Os resultados são analisados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). TRI é uma abordagem do Campo da Estatística capaz de analisar de forma sistemática e sofisticada as respostas aos itens, transformando-as em um escore denominado proficiência, o qual parametriza o desempenho dos alunos em uma mesma escala.

Ao final, todo o processo do Hábile resulta em um Relatório Diagnóstico Educacional que fornece informações por meio de descritivo, tabelas e gráficos, possibilitando o redimensionamento do projeto educativo e a análise e reflexão das intervenções pedagógicas na escola avaliada. Os dados desse relatório são disponibilizados no Aprende Brasil On. A análise do relatório é realizada pelo Coordenador Pedagógico Regional em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Educação.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo