Prefeitura anuncia reinício das obras no Bairro Salinas para outubro

O esperado asfaltamento no Bairro Salinas deve reiniciar até 15 de outubro. Gestores da Caixa Econômica Federal sinalizaram positivamente para o recomeço dos trabalhos, durante reunião realizada em Porto Alegre, entre o coordenador da filial de Porto Alegre, Artur Fernandes de Souza, com o prefeito Carlos Souza e o secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, nessa última segunda-feira, 24 de setembro. Todo o projeto que consiste em drenagem, contenção de margens e pavimentação, ao longo de 5.540 metros no bairro, tem o custo total de quase R$ 4 milhões com uma contrapartida municipal próxima a R$ um milhão.

A chamada “Estrada da Salinas” é uma importante via que inicia na Avenida Castelo Branco, seguindo em direção ao bairro Salinas I (margeando o Rio Mampituba), encerrando na Vila São João (já na BR 101), passando pela Salinas II. No trecho iniciado foram pavimentados cerca de 600 metros.

O projeto começou a ser elaborado ainda durante o governo do prefeito João Alberto (gestão 2009-2012) e  iniciado em 2015 (durante a gestão Nílvia Pinto Pereira  e depois foi paralisado. A Caixa não aceitou alguns ajustes técnicos para conclusão da obra. Após esta pausa, um novo momento se cria, podendo tornar a obra uma realidade. Os gestores da Caixa aceitaram as mudanças propostas. Mas havia ainda outro entrave, o do prazo do convênio. O prazo para utilização da verba findava em junho. Com a mobilização política de lideranças municipais, o Ministério do Turismo prorrogou o convênio para dezembro.

De acordo o secretário Matheus, está acertado com a empresa Conpasul, executar até dezembro cerca da metade do cronograma total da obra. Iniciado os trabalhos, ele informa que o prefeito Carlos Souza irá a Brasília pleitear convênio junto ao Ministério do Turismo para conclusão da obra. O atual convênio termina dia 31 de dezembro e a questão deve ser solucionada até esta data. Participaram da reunião de ontem em Porto Alegre, também os representantes da Conpasul, a diretora de Captação de Recursos e Projetos da Prefeitura, Juliana Carniel e o engenheiro civil da Secretaria de Planejamento, Carlos Schneider.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Transparência