Com a participação de grande público estudantil, começa a 18ª Feira do Livro de Torres

Com a presença de muitos estudantes no Parque do Balonismo, começou na manhã desta terça-feira, 9 de outubro, a 18ª Feira do Livro de Torres. No “Encontro com o Autor”, o americano Christopher Kastensmidt, radicado em Porto Alegre desde 2001, deu um recado muito forte aos estudantes que lotaram o espaço. Falando ao público, tanto na parte da manhã, como da tarde, destacou que independente da atividade que se queira seguir, teremos que ler muto e sempre. O autor era aguardado com entusiasmo pelos adolescentes pois é famoso como criador de games, de rpg, quadrinhos e livros. O encontro com a autora porto-alegrense Jacira Fagundes também reuniu muitos estudantes.

O clima era de festa no Parque do Balonismo, desde o início da manhã. Os alunos chegavam correndo em direção às cinco barracas de livreiros. Os estudantes vinham de ônibus ou de dindinho para a atividade do “Encontro com o Autor” ou para a programação do “Conte Mais”. A 18ª Feira do Livro de Torres traz este ano com a participação do programa “Conte Mais” da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. A Federação agrega vários projetos, na Feira trouxe a contação de histórias nas escolas, que é contada dentro de um bonito ônibus colorido.  Ainda hoje, o público presente também visitou o Espaço da Agricultura Familiar e o Espaço da Casa da Terra. Toda a programação contou com a participação do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Alexandre Porcatt, e do anfitrião da Feira, professor Alfeu de Lucas.

ENCONTRO COM O AUTOR

A primeira a falar com os estudantes foi a escritora Jacira Fagundes, autora de “O Quadro na Parede”. Em 1990, a porto-alegrense, ao cursar a Oficina de Criação Literária da PUC acalentou o sonho de se fazer uma artesã da palavra. Conta que passou a frequentar novas oficinas e grupos de literatura. A trajetória literária, encarada como ofício, teve começo em 2002, com a premiação do conto “Noite fria de vigília”, quando do lançamento do Prêmio Revelação Literária Nova Prova – 20 anos. Ela falou para alunos da EMF Alcino, Mampituba, Santa Rita e MOC, na parte da manhã e para os estudantes da EMF Manoel Ferreira Porto e Zona Sul na parte da tarde. Ela comentou que o público estudantil recebe mais apoio para a leitura nos primeiros anos do ensino devido os livros de estórias.

Um banco de dados, através da leitura, foi como Christopher comentou sobre a importância de se fazer uma correta interpretação, análise e compreensão de qualquer procedimento. Além de destacar sobre a leitura, respondeu várias perguntas do público principalmente sobre como chegou ao Brasil. Informou que veio a Porto Alegre para trabalhar num estúdio de games de uma subsidiária americana. Ele mostrou vários trabalhos aos estudantes que escutavam tudo atentamente. O americano falou pela parte da manha e tarde, para alunos do EMF Alcino, Mampituba, Santa Rita, Manoel Ferreira Porto, MOC, Zona Sul e EEEF Manoel João Machado.

Christopher Kastensmidt  é  autor do livro “A bandeira do elefante e da arara”. Nascido em 1972 é um escritor norte-americano, mais conhecido pela sua série de noveletas de “A bandeira do elefante e da arara”, com suas obras de ficção publicadas em doze países. Kastensmidt também possui uma longa carreira de desenvolvedor de games, com milhões de exemplares vendidos pelo mundo. Sua noveleta “Duplo Fantasia Heróica – O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara” foi finalista do Prêmio Nebula e vencedor do prêmio Realms of Fantasy, em 2011.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo