“Uma tarde no campo” com os índios da Nhu-Porã, no Campo Bonito

“Uma tarde no campo” foi a bonita ação realizada nesta quarta-feira, na Aldeia Nhu-Porã, de índios guaranis, situada no Campo Bonito. A organização foi da Emater de Torres e é resultado da parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria da Saúde, e ainda da participação do Lions Clube de Torres. Foram realizadas oficinas sobre horta e compostagem, oferecidas orientações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti e feitas doações de leite, bolachas, roupas e sementes. Os grãos foram distribuídos pelo Banrisul por meio do Programa Socioambiental de doações de sementes agroecológicas.

A Nhu-Porã conta atualmente com 29 famílias, cerca de 100 pessoas. Destas, 55 são crianças, 14 nasceram este ano. Várias ações já foram realizadas na aldeia, porém, a operação “Uma tarde no campo” foi a primeira vez. A Prefeitura participou do evento com técnicos das secretarias que integravam a ação. Da Emater, estava o coordenador Jânio Pintos, a agrônoma Elisa Braga Saraiva e a extensionista do bem-estar social, Sonia Cruz. O Banrisul de Torres estava representado por Daniel Bozz, gerente de vendas, e Angela Maria Bereta, do crédito rural. Do Lions estavam Rita Pereira e Regina Lima.

O cacique Mário Lopes mostrou-se satisfeito com a iniciativa, comentando que todas as atividades serão de grande apoio aos índios. Cinco foram as oficinas oferecidas. Os participantes foram divididos em cinco grupos e iam passando pelas oficinas. Os guaranis começaram a atividade pela compostagem com o coordenador da Emater, passando para a que ensinava fazer horta com a agrônoma Elisa, se dirigiam a que orientava sobre as sementes do Banrisul, com técnicos do Desenvolvimento Rural, logo em seguida passavam para a oficina que abordava o combate do Aedes com o pessoal da Vigilância Ambiental, da Saúde, e concluiam com a tenda de doação de leite e bolachas pela Secretaria de Assistência Social e a doação de roupas pelo Lions.