Lançado o selo do Programa Hospedagem Legal / Turista Seguro

Nesta última quinta-feira à noite, 22 de novembro, o prefeito Carlos Souza lançou o Programa Hospedagem Legal / Turista Seguro que compreende um conjunto de ações que promovem a regularização dos estabelecimentos de meios de hospedagens, conforme previsto pelo decreto nº 195 de 10 de outubro de 2018. A cerimônia foi realizada na Casa da Terra contando com a presença dos representantes dos estabelecimentos regularizados que receberam o certificado e o selo Hospedagem Legal. O clima era de festa, os empresários estavam satisfeitos com o encaminhamento do processo.

O Programa é executado pela Prefeitura de Torres em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Torres, Ministério Público e conta com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte e Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Torres. Cerca de 80 empreendimentos instalados em Torres estão aptos a exibirem o selo na recepção de seus estabelecimentos.

Conforme foi destacado pelo prefeito, a iniciativa contempla os três pilares principais da administração municipal: gestão, turismo e as pessoas. O principal propósito foi o de valorizar os estabelecimentos regularizados e num segundo momento propor a regularização dos demais. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Matheus Junges, destacou que todo o processo de regularização pode ser realizado na Prefeitura de Torres, por meio da Sala do Empreendedor. A primeira-dama e empresária do segmento, Susi da Rosa de Souza, participou do evento.

Além dos meios de hospedagens, em regular exercício, receberem o selo “Hospedagem Legal – Turista Seguro” que qualificará o estabelecimento, dando maior visibilidade e proporcionando novos negócios, também terão seu estabelecimento vinculado no site da Prefeitura Municipal. Consideram-se meios de hospedagem os empreendimentos ou estabelecimentos destinados a prestar serviços de alojamentos temporário, independentemente de sua forma de constituição.

Participaram do ato, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ataualpa Lumertz, o sargento Rafael do Corpo de Bombeiros, representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte, a presidente da Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Torres, Clarissa Raupp e a vereadora Zete Silveira representado a Câmara Municipal. A cerimônia contou com o apoio do ComTur, Rota Caminhos dos Vales e das Águas e Projeto geoparque Cânions do Sul, fortalecendo o desenvolvimento integrado do turismo regional. Na ocasião, engenheiro Carlos Cechin, representando o Grupo de Trabalho do Caminho dos Vales e das Águas falou sobre a nova rota turística no Litoral Norte que envolve nove municípios, entre eles, Torres.