Prefeitura apresenta Plano Municipal de Segurança Pública para autoridades da área

Nesta terça-feira, 27 de novembro, o prefeito Carlos Souza e o secretário de Administração e Atendimento ao Cidadão, Silvano Borja, apresentaram o Plano Municipal de Segurança Pública “Programa Torres Segura” a várias autoridades da área, em reunião realizada na sede do Ministério Público de Torres. Foram apresentadas cinco propostas básicas pra transformar a cidade em um lugar ainda melhor para se viver. Do encontro já saíram encaminhamentos e em breve, nova reunião será realizada para concretização do Plano.

O Programa Torres Segura está sustentado em cinco principais pilares: Gestão Estratégica, Videomonitoramento / Cercamento Eletrônico, Fortalecimento da Guarda Municipal de Patrimônio, Implantação da Fiscalização de Trânsito e Projetos Preventivos e Educativos. Destes, a Prefeitura já está viabilizando o Videomonitoramento, o Fortalecimento da Guarda Municipal e os Projetos Preventivos Educativos.

Embora alguns municípios do Litoral Norte tenham índices de violência superior ao de Torres, o prefeito está focado em aplicar o Plano “o mais rápido possível”, como destacou na reunião. Para tanto, ficou sinalizado que no próximo encontro, com data a ser definida, será formalizada a ativação do Gabinete de Gestão Integrada – GGI, integrado por várias autoridades e órgãos da área. Nesta próxima reunião, os participantes do Gabinete deverão indicar os pontos da cidade onde serão fixadas as câmaras de videomonitoramento.

A busca de investimentos e captação de recursos foi um dos pontos bastante debatidos neste encontro ocorrido no Ministério Público. Também foram abordados os projetos educativos que várias instituições realizam. Participaram desta reunião, os promotores públicos Márcio Carvalho e Vinícius de Melo Lima, comandante da Brigada Militar em Torres, capitão, Hax Duro; o delegado de Polícia de Torres, Juliano Aguiar de Carvalho; sargento Rafael representando o Corpo de Bombeiros; o chefe do Núcleo de Policiamento da Polícia Rodoviária Federal, Silveira; sargento Quadros, pela Patram; o vice-presidente da Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Torres, Sérgio Augusto Bonfanti, e o diretor da Guarda Municipal, Jairo Morelle.