Torres voltou ao circuito mundial da ITF de Beach Tennis e, desta vez, para ficar

A terceira edição do RS CUP aconteceu em 25 quadras de areia montadas na Praia Grande, entre os dias 23 e 25 de novembro, e reuniu mais de 500 atletas de cinco países (Brasil, Uruguai, Venezuela, Rússia e Itália). Nem a chuva que caiu no sábado inibiu as cerca de 5 mil pessoas que circularam pelo evento, que foi coroado com um domingo de bastante sol. Torres já está confirmada como sede da competição em 2019 e 2020, conforme informação do diretor-geral do evento, Alexandre Maia, e do prefeito Carlos Souza.

Durante o torneio, os olhares estavam voltados para três italianos: Tommaso Giovannini, atual número 3 do mundo que vinha de uma grande vitória em Aruba, Alessandro Calbucci, número 9 e considerado o “Federer” das areias, e Alex Mingozzi, maior campeão da história do BT e técnico da Seleção Brasileira (atual campeã do mundo). Mas quem roubou a cena foi uma dupla brasileira: Marcus Vinicius Ferreira, campeão do mundo com a Seleção este ano na Rússia, e Márcio Petrone. Eles desbancaram Mingozzi e Giovannini nas quartas de final e derrotaram Calbucci e o venezuelano Ramon “Nacho” Guedez na final por 2 sets a 1, com parciais de 6/2 3/6 7/6 (8/6).  “Foi uma vitória de superação! Primeira vez que jogo com o Marquinhos, mas parecia que já jogávamos há muito tempo. Conseguimos ter um entendimento tático do jogo muito parecido e isso fez muita diferença, pois jogos de quartas de final até a final foram decididos em detalhes no terceiro set. O sentimento de ganhar meu primeiro ITF G1 é algo muito emocionante e, para falar a verdade, não estou acreditando até agora. Conseguimos vencer ícones no nosso esporte, Mingozzi, Giovanini, os ex-número um do Brasil Diogo Carneiro e Ralf Abreu e na final a dupla fortíssima Calbucci e Nacho. Foi um fim de semana para ficar gravado na minha vida pra sempre! Torres sempre será um lugar especial para mim. Parabenizo a todos os envolvidos, a todos jogadores que prestigiaram e competiram e ao público que lotou as arquibancadas”, revelou Petrone.

No feminino, a conquista ficou com Flávia Muniz e Samantha Barijan, que bateram Rafa Miller, a número 1 do Brasil e 5 do mundo, e Patty Diaz, número 1 da Venezuela e 10 do mundo, por um duplo 6/3. “Depois de quase um ano jogando juntas e com altos e baixos, eu e Samantha fomos coroadas com uma grande vitória em um torneio de pontuação alta, em que vencemos três grandes duplas. Eu disse que me sentia ainda em condições de vencer grandes duplas e provei isso neste torneio”, escreveu Flávia em sua rede social.

A terceira edição do RS CUP (segunda ocorrida em Torres) teve o patrocínio da construtora Ullmann Dick, raquetes Top Grip e Água Crystal, com apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Cerveja Amstel, Decathlon, Correios, SAPT, Corsan, It’s Esportes e Eventos, Ulbra Torres, Rádio Maristela e site Beach Tennis Poa. A supervião técnica ficou a cargo da ITF, CBT e FGT. A realização foi da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. O evento foi transmitido pela plataforma digital especializada em beach tennis, BTVID. (Fotos de Cleon Medeiros/Divulgação)