Nesta sexta-feira inicia período de visitação de exposição no Parque da Guarita

Nesta sexta-feira, 30 de novembro, a comunidade poderá prestigiar as nove telas fotográficas da exposição Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, no Parque Estadual da Guarita, em Torres. A atividade é realizada pelo Projeto Pinípedes do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Torres e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Torres, e visa sensibilizar a comunidade sobre a relevância da preservação do meio ambiente.

Conforme o coordenador do Projeto Pinípedes do Sul, Sérgio Estima “a exposição fotográfica é uma atividade do escopo do Projeto Pinípedes do Sul e é uma oportunidade para a comunidade em geral conhecer um pouco mais sobre as espécies que habitam o Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos. O Projeto, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, agrega diversas atividades voltadas a temática da conservação ambiental que são executadas em cinco municípios gaúchos e um catarinense. Em 2019, serão realizadas mais atividades do Projeto no município Torres, que receberá a equipe de educação ambiental para trabalhar a temática com crianças e adolescentes de escolas municipais.”

Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos:

O Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) da Ilha dos Lobos é uma Unidade de Conservação Federal localizada em frente à cidade de Torres, a cerca de 2 quilômetros de distância da faixa de praia. É a única ilha marinha do Rio Grande do Sul, além da ilha rochosa de 1.700 metros2, o refúgio contempla 1 quilômetro2 de porção aquática. A comunidade em geral pode realizar visitação guiada no local que agrega números elevados de pinípedes, principalmente, nas estações inverno e primavera.

A equipe técnica do Projeto realiza monitoramentos de forma mensal no local, que é habitat natural de muitos leões e lobos marinhos. Em algumas oportunidades, já foi registrada a presença de pinípedes que aparecem de forma mais rara, como o elefante-marinho-do-sul. Este registro configura uma das nove telas que serão exibidas na exposição que é direcionada a todos os públicos.

Interessados poderão visitar a exposição fotográfica no Parque Estadual da Guarita, das 8h30 às 17h30, até o final de fevereiro de 2019. Mais informações podem ser obtidas com a equipe do Projeto Pinípedes do Sul por meio do telefone (53) 3236-2420, pelo sitewww.pinipedesdosul.com.br ou pela fanpage @PinípedesDoSul. Outra possibilidade é entrar em contato com a equipe do ICMBio de Torres por meio do (51) 3664-4874.

O Projeto Pinípedes do Sul tem o objetivo de reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes, que constitui o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos e das tartarugas marinhas no sul do Brasil e aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS), onde há grande concentração desses animais.