Nesta sexta-feira inicia período de visitação de exposição no Parque da Guarita

Nesta sexta-feira, 30 de novembro, a comunidade poderá prestigiar as nove telas fotográficas da exposição Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, no Parque Estadual da Guarita, em Torres. A atividade é realizada pelo Projeto Pinípedes do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Torres e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Torres, e visa sensibilizar a comunidade sobre a relevância da preservação do meio ambiente.

Conforme o coordenador do Projeto Pinípedes do Sul, Sérgio Estima “a exposição fotográfica é uma atividade do escopo do Projeto Pinípedes do Sul e é uma oportunidade para a comunidade em geral conhecer um pouco mais sobre as espécies que habitam o Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos. O Projeto, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, agrega diversas atividades voltadas a temática da conservação ambiental que são executadas em cinco municípios gaúchos e um catarinense. Em 2019, serão realizadas mais atividades do Projeto no município Torres, que receberá a equipe de educação ambiental para trabalhar a temática com crianças e adolescentes de escolas municipais.”

Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos:

O Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) da Ilha dos Lobos é uma Unidade de Conservação Federal localizada em frente à cidade de Torres, a cerca de 2 quilômetros de distância da faixa de praia. É a única ilha marinha do Rio Grande do Sul, além da ilha rochosa de 1.700 metros2, o refúgio contempla 1 quilômetro2 de porção aquática. A comunidade em geral pode realizar visitação guiada no local que agrega números elevados de pinípedes, principalmente, nas estações inverno e primavera.

A equipe técnica do Projeto realiza monitoramentos de forma mensal no local, que é habitat natural de muitos leões e lobos marinhos. Em algumas oportunidades, já foi registrada a presença de pinípedes que aparecem de forma mais rara, como o elefante-marinho-do-sul. Este registro configura uma das nove telas que serão exibidas na exposição que é direcionada a todos os públicos.

Interessados poderão visitar a exposição fotográfica no Parque Estadual da Guarita, das 8h30 às 17h30, até o final de fevereiro de 2019. Mais informações podem ser obtidas com a equipe do Projeto Pinípedes do Sul por meio do telefone (53) 3236-2420, pelo sitewww.pinipedesdosul.com.br ou pela fanpage @PinípedesDoSul. Outra possibilidade é entrar em contato com a equipe do ICMBio de Torres por meio do (51) 3664-4874.

O Projeto Pinípedes do Sul tem o objetivo de reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes, que constitui o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos e das tartarugas marinhas no sul do Brasil e aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS), onde há grande concentração desses animais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Transparência