Inaugurado pórtico do Parque da Guarita, obra esperada pela comunidade

Um dos mais belos cartões-postais de Torres, está ainda mais bonito. Foi inaugurada nesta quinta-feira, 27 de dezembro, o pórtico do Parque Estadual da Guarita, obra reivindicada por moradores e visitantes há muito tempo. Foi com o objetivo de fortalecer o turismo em Torres que a administração municipal realizou esta ação no Parque Guarita, principal ponto turístico do município. Conforme o prefeito Carlos Souza, além do pórtico, outras medidas para revitalização do Parque ainda vão ocorrer para consolidar o espaço como um dos mais belos do Rio Grande do Sul.

O ato foi concorrido, várias autoridades participaram da inauguração, a maioria ligada a área do turismo, contando também com a presença de líderes comunitários. Representando as prefeituras da região, estava o prefeito Schamberlaen José Silvestre. Vários vereadores prestigiaram o evento. Entre as autoridades, o presidente do Sindilojas, Nasser Samhan; e a presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Ivone Ferraz. Falaram sobre a importância da obra, o prefeito de Cambará do Sul, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte e também do Trabalho, Indústria e Comércio, Matheus Junges; o vereador Carlos Jacques representando a Câmara Municipal e o prefeito Carlos Souza.

De acordo com o prefeito, o Parque necessita de uma revitalização, iniciando pelo novo pórtico. Em breve, outras melhorias vão ocorrer, como mais ajardinamentos e se tudo correr dentro da expectativa, luminárias com LED na ciclovia. Com investimento de R$ 152.737,00, oriundo de recursos próprios do Parque da Guarita, a obra do pórtico foi executada pela empresa Dos Santos & Rocha Ltda, conforme tomada de preço 176/2018.

Conforme a equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, para a realização da obra foram executados muitos serviços, começando pela remoção de estrutura existente. Fundações sendo executadas 22 estacas de concreto armado, 14 blocos de concreto , além de vigas de fundação, alvenaria, supraestrutura e instalações hidrossanitárias. Foram executados dois banheiros, um com acessibilidade, aberto ao público, e um para os colaboradores, além de uma copa para os servidores. Foi realizada uma nova Instalação elétrica e de lógica para a edificação.

A estrutura da madeira foi realizada com madeira roliça tratada de eucalipto com dimensões chegando a 12 metros de comprimento. O telhado foi executado com aproximadamente 220 metros quadrados de telhas de barro tipo portuguesa. Foram retirados o forro existente, aparelhos sanitários e demolição de piso e contra pisos e executados novos contra pisos, piso de madeira e revestimento das paredes. Foi realizado novo passeio público adequado às pessoas portadoras de necessidade especiais. Foram aplicadas esquadrias de madeira, e serviços de pintura e limpeza da obra.

Toda a obra foi orçada pelas planilhas SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, planilhas que são indicadas como fonte oficial de referência de preços de insumos e de custos de composições de serviços pelo decreto 7983/2013 e pela lei 13.303/2016. Antes de sua execução, o projeto do novo pórtico foi apresentado aos vereadores e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente. Os quantitativos estão à disposição na planilha de licitação, disponível para conferência da população no portal da transparência.