Inaugurado pórtico do Parque da Guarita, obra esperada pela comunidade

Um dos mais belos cartões-postais de Torres, está ainda mais bonito. Foi inaugurada nesta quinta-feira, 27 de dezembro, o pórtico do Parque Estadual da Guarita, obra reivindicada por moradores e visitantes há muito tempo. Foi com o objetivo de fortalecer o turismo em Torres que a administração municipal realizou esta ação no Parque Guarita, principal ponto turístico do município. Conforme o prefeito Carlos Souza, além do pórtico, outras medidas para revitalização do Parque ainda vão ocorrer para consolidar o espaço como um dos mais belos do Rio Grande do Sul.

O ato foi concorrido, várias autoridades participaram da inauguração, a maioria ligada a área do turismo, contando também com a presença de líderes comunitários. Representando as prefeituras da região, estava o prefeito Schamberlaen José Silvestre. Vários vereadores prestigiaram o evento. Entre as autoridades, o presidente do Sindilojas, Nasser Samhan; e a presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Ivone Ferraz. Falaram sobre a importância da obra, o prefeito de Cambará do Sul, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte e também do Trabalho, Indústria e Comércio, Matheus Junges; o vereador Carlos Jacques representando a Câmara Municipal e o prefeito Carlos Souza.

De acordo com o prefeito, o Parque necessita de uma revitalização, iniciando pelo novo pórtico. Em breve, outras melhorias vão ocorrer, como mais ajardinamentos e se tudo correr dentro da expectativa, luminárias com LED na ciclovia. Com investimento de R$ 152.737,00, oriundo de recursos próprios do Parque da Guarita, a obra do pórtico foi executada pela empresa Dos Santos & Rocha Ltda, conforme tomada de preço 176/2018.

Conforme a equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, para a realização da obra foram executados muitos serviços, começando pela remoção de estrutura existente. Fundações sendo executadas 22 estacas de concreto armado, 14 blocos de concreto , além de vigas de fundação, alvenaria, supraestrutura e instalações hidrossanitárias. Foram executados dois banheiros, um com acessibilidade, aberto ao público, e um para os colaboradores, além de uma copa para os servidores. Foi realizada uma nova Instalação elétrica e de lógica para a edificação.

A estrutura da madeira foi realizada com madeira roliça tratada de eucalipto com dimensões chegando a 12 metros de comprimento. O telhado foi executado com aproximadamente 220 metros quadrados de telhas de barro tipo portuguesa. Foram retirados o forro existente, aparelhos sanitários e demolição de piso e contra pisos e executados novos contra pisos, piso de madeira e revestimento das paredes. Foi realizado novo passeio público adequado às pessoas portadoras de necessidade especiais. Foram aplicadas esquadrias de madeira, e serviços de pintura e limpeza da obra.

Toda a obra foi orçada pelas planilhas SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, planilhas que são indicadas como fonte oficial de referência de preços de insumos e de custos de composições de serviços pelo decreto 7983/2013 e pela lei 13.303/2016. Antes de sua execução, o projeto do novo pórtico foi apresentado aos vereadores e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente. Os quantitativos estão à disposição na planilha de licitação, disponível para conferência da população no portal da transparência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content