Aberta exposição geológica e cultural sobre o Projeto Geoparque Cânions do Sul

Foi aberta no Museu do Parque da Guarita,  pelo prefeito Carlos Souza, na tarde desta quinta-feira, 24 de janeiro, a exposição geológica e cultural  “Território Geoparque Cânions do Sul”. Todos que se manifestaram durante o evento,  destacaram a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos sete municípios que compõe o Projeto. Se você quer saber o que é o Projeto Geoparque não pode deixar de conferir a exposição sobre o tema. Com esta interessante atividade que é uma promoção do Consórcio Intermunicipal Caminho dos Cânions do Sul, o prefeito Carlos Souza encerra a sua gestão como presidente da entidade. O novo presidente é o prefeito de Morro Grande, Valdionir Rocha.

A exposição é itinerante e pode ser visitada no Museu até o dia 30 de março, sempre das 14h às 18h. Após Torres, a mostra vai percorrer os demais seis municípios que integram o  Projeto Geoparque Cânions do Sul. O Projeto compreende sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: Cambará do Sul, Jacinto Machado, Mampituba, Morro Grande, Praia Grande, Torres e Timbé do Sul.

O Geoparque Cânions do Sul visa impulsionar o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental da região, por meio do turismo e o reconhecimento deste território como um Geoparque Mundial da UNESCO. A iniciativa busca o reconhecimento da região como um Geoparque Mundial, por reunir neste território, sítios geológicos de relevância internacional.  No Brasil, existe apenas um, o Geoparque Araripe, localizado no Ceará.

O evento foi prestigiado por bom público oriundos destes municípios, como o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel de Matos;  o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava; o prefeito de Morro Grande, Valdionir Rocha; secretários municipais das cidades envolvidas,  o presidente da Câmara Municipal de Torres, Carlos Jacques; vereadores da região e de Torres,  Zete Silveira e Dê Goulart. Ainda entre os presentes, os integrantes do Projeto Salvando Vida, Resgatando Almas participantes do projeto educativo do Geoparque Cânios do Sul. A cerimônia no Museu iniciou com uma apresentação do coral  infantil  da Aldeia Nhu-Porã, formado por dez crianças. O coral trouxe um pouco da cultura guarani, sendo a única tribo dentro do território.  A exposição foi apresentada pelo prefeito Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama, Susi da Rosa de Souza e do novo presidente do Consórcio, prefeitoValdionir Rocha.

Em conformidade com a eleição ocorrida na assembléia do Consórcio em 5 de dezembro de 2018, tomaram posse  neste ocasião, os membros da diretoria e do conselho fiscal para o mandato da gestão 2019. Antes da posse, o prefeito Carlos Souza, ao deixar o cargo,  agradeceu a colaboração de todos os prefeitos, da equipe técnica, da comunidade dos sete municípios, agradeceu aos estudantes, àa imprensa e a todos os parceiros que entendem a importância deste Projeto e apoiam a iniciativa. Disse que foi um ano de grandes conquistas para o Projeto Geoparque, destacando o intercâmbio com outros Geoparques;  a divulgação do Projeto em grandes eventos, convênios com as Universidades e Epagri, avanços no eixo da educação, entre outos. Carlos Souza desejou sucesso ao novo presidente do Consórcio e colocou-se à disposição do Projeto.