No Litoral Norte, dirigentes do meio ambiente articulam consórcio para gestão de resíduos

Incentivar a coleta seletiva regionalizada como um dos meios para diminuir a despesa dos municípios com coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos, foram as principais pautas da primeira reunião deste ano do Conselho de Dirigentes Municipais do Meio Ambiente do Litoral Norte, ligado à Famurs, realizada nessa última terça-feira, 12 de fevereiro, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Torres Com a participação de representantes de vários municípios, ocorreram encaminhamentos, como a articulação dentro do consórcio dos municípios da região para gestão de resíduos. A demanda será dirigida aos prefeitos, através da Associação dos Municípios do Litoral Norte.

O encontro do Condimma foi provocado pelo secretário municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de Torres, Júlio Agápio, focado na situação. Comenta que independente do tamanho do município, a preocupação das administrações com a grande produção de resíduos sólidos é unânime. É anseio dos municípios, a necessidade de se promover a sustentabilidade na gestão do lixo através da ferramenta educação ambiental e ações conjuntas entre os municípios. Na reunião, coordenada pelo presidente do Conselho, Fernando Campani, secretário de Tramandaí, a ideia dos gestores é incentivar a criação de associações de recicladores, visando a geração de empregos e renda, incentivar a educação ambiental nas escolas e ainda atingir a comunidade em geral para que se sensibilize com o descarte dos resíduos.

Estavam presentes representantes de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Maquiné, Mostardas, Osório, Tavares, Tramandaí, Balneário Pinhal. Entre estes, secretários municipais do Meio Ambiente, técnicos das Prefeituras, a maioria biólogos, e lideranças de Ongs. A reunião foi bastante produtiva, em discussão, várias questões pontuais dos municípios. Além do empenho dos dirigentes do meio ambiente, o sucesso da reunião ainda resultou da presença do diretor técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Claúdio Dilda, e seu assessor, Engenheiro Agrônomo Luiz Nascimento, que contribuíram na condução do debate.