MENU

Torres recebe exposição “Paixão pelo Rio Grande”

Com o objetivo de divulgar a cultura gaúcha em Torres, será realizada na Casa da Terra a exposição “Paixão pelo Rio Grande”. A exposição é composta por 15 banners que apresentam um pouco da singular biografia e legado deixado pelo folclorista Paixão Côrtes, compositor, radialista e pesquisador brasileiro que dedicou a vida ao estudo e formatação da identidade do gaúcho.

O evento é promovido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis- 3ª Região/RS, por meio do Departamento de Tradições Gaúchas e ocorrerá de 15 de março, sexta-feira, a 30 de abril.

Conforme Tania Neda da Silva, do Departamento de Tradições, Torres é o quarto município onde o CRECI-RS expõe o material. A primeira exposição foi realizada em Porto Alegre, na sede do Conselho, de onde seguiu para Tramandaí e Capão da Canoa. O projeto que visa compartilhar o trabalho e história de Paixão Cortês, reverenciando e salientando a identidade cultural do gaúcho, será exposto em todas as sub-regiões do Conselho no Estado.

O ano de 2018 ficou marcado pela perda do ícone da cultura gaúcha. A morte de Paixão Côrtes em agosto deixou uma lacuna no folclore regional, mas homenagens em todo o Rio Grande do Sul buscam manter vivo o seu nome e, acima de tudo, a sua história. A abertura oficial da exposição itinerante ”Paixão pelo Rio Grande” em Torres deve ocorrer no dia 23 de março, sábado, às 10h30min.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on pinterest
Share on email
Share on print