Prefeitura entrega primeira certificação para entreposto de pescado em Torres

Com o apoio da Prefeitura, Torres tem agora o primeiro entreposto de pescado do município qualificado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca com o registro do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, integrando o Programa de Agroindústrias e ainda com o Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo. Trata-se da Peixaria Santana, localizada na beira do rio Mampituba, próximo à ponte de concreto. No último sábado de março, o local recebeu a visita do secretário José Vanderlei Brocca e do veterinário do SIM, João Alfredo Westphalen.

Em fins de março, a família Santana recebeu a autorização para iniciar as atividades de manipulação de pescados. Devido a certificação, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e o veterinário visitaram o local, oportunidade em que o proprietário Alexandre Santana exibiu as instalações do entreposto, onde foram apresentadas as etapas do processo de manipulação. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca, sendo responsável pela inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal no âmbito municipal.

As técnicas utilizadas no processamento e o treinamento dos funcionários, resultam em um produto de qualidade, com segurança alimentar. O entreposto também abre a possibilidade do processamento do pescado a outros pescadores artesanais e peixarias. A empresa tem como responsável técnica a veterinária Maria Lucíola Colombi da Silveira. Com essa certificação, a empresa poderá comercializar legalmente seus produtos em todo o território do município.