Educação realiza atividades sobre Autismo no Contexto Escolar

Em alusão ao Dia da Conscientização Mundial sobre o Autismo, 2 de abril, a Secretaria Municipal de Educação realizou várias atividades nesta área no mês dedicado ao  Transtorno do Espectro do Autismo.  Neste ano, a SME conta com 21 alunos com laudo/diagnóstico do TEA matriculados desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Os alunos recebem AEE (Atendimento Educacional Especializado ) no contraturno escolar, com professores especialistas na Educação Especial Inclusiva.

Nas Escolas municipais de Torres, os professores do AEE trabalham o tema  através de histórias, filmes e  murais temáticos , com  objetivo de conscientização e reflexão sobre o Autismo  e principalmente a acolhida e respeito nesta diversidade humana em que as escolas proporcionam  para todos, o conhecimento acadêmico. A ação em destaque desta data foi a EMF Almirante Tamandaré, na Praia Paraíso .

A Almirante Tamandaré realizou durante o mês de abril, atividades com os alunos para sensibilizá-los diante da diversidade. Os alunos tingiram suas camisetas sob a orientação da Profª Márcia Vieira, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado. No dia 2 de abril, todos vestiram azul, cor utilizada para salientar que a maioria das pessoas que possuem autismo são do sexo masculino.

Também confeccionaram um quebra-cabeças coletivo, para compreender que  o “puzzle” reflete o mistério e a complexidade do TEA. Outra atividade realizada foi  uma sessão de cinema com pipoca, com o filme Leonel Pé-de -vento, que apresenta a diversidade das pessoas, o amor e o respeito aos seus pares.

Segundo especialistas, acredita-se que este transtorno de desenvolvimento atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. Conforme Maria Inês Silveira Maurer Gomes, coordenadora Educação Especial Inclusiva, no decorrer do ano letivo, existem datas que estão no Calendário Inclusivo, que serão trabalhados em forma de projetos elaborados pelas professoras das Salas de Recursos em parceria com professoras da SAC (Sala de Aula Comum) e equipes diretivas.

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