Inaugurada a Praça da Lagoa : mais qualidade de vida em Torres

Já sendo bem aproveitada por moradores e visitantes, foi inaugurada oficialmente na tarde desta sexta-feira, 17 de maio, a Praça da Lagoa do Violão, como é popularmente conhecida a Praça Alberto Teixeira da Rosa. O local recebeu total infraestrutura esportiva:. quadra poliesportiva (basquete, futebol e vôlei), ciclovia, playground, bancos lúdicos, iluminação e outros. Na oportunidade, a família do antigo morador de Torres, que leva o nome da Praça, fez uma homenagem, plantando árvores e descerrando uma placa com a presença de autoridades, familiares e amigos.

O prefeito Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama Susi de Souza, junto com o vice-prefeito, Fábio Amoretti, e a secretária municipal de Educação, Sílvia Teixeira Pereira, caminharam por toda a área, destacando a importância da obra para a cidade, um dos espaços nobres do município. Sílvia é filha de Alberto Teixeira da Rosa, falecido em 1979 com 78 anos, morador bastante conhecido na cidade. Aposentou-se como secretário da Prefeitura, foi Comissário de Menores função desempenhada hoje pelo Conselho Tutelar. Também foi dono do Cartório da Pirataba..

A obra visou dar continuidade a implantação da infraestrutura necessária para que os cidadãos pudessem aproveitar o espaço para atividades de lazer, recreação, esportes, eventos e contemplação da Lagoa do Violão. O valor total do convênio com o Ministério do Esporte para a realização da obra foi de um repasse de R$292 mil sendo a contrapartida do município de R$ 35mil.

Antes do descerramento da placa, crianças do primeiro ano da Escola Estadual Tietboehl, plantaram cinco Ipês brancos na Praça. Nesta Escola trabalha uma neta do homenageado e estudam duas bisnetas. Em sua fala, a secretária Sílvia agradeceu o empenho do prefeito em concluir a obra da Praça e possibilitar a homenagem ao pai: a lei que deu o nome ao local é de 1980. O presidente da Câmara dos Vereadores, Carlos Jacques, destacou o mérito da revitalização da Praça, lembrando que o orçamento resultou de emenda parlamentar do deputado federal Assis Mello.

Em sua fala, o prefeito salientou o esforço para concluir a obra. A retomada na Praça Alberto Teixeira da Rosa iniciou em outubro, com a licitação e ordem de serviços 11/2018 pela Empresa Construtora Água Verdes Ltda-ME, de Torres. O projeto foi elaborado na Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, de autoria da arquiteta e urbanista Karina Carnevalli e fiscalização da obra pelo arquiteto e urbanista Rafael |Fonseca da Silva.

A Praça da Lagoa anteriormente abrigava o Ginásio de Esportes Municipal, demolido por problemas de estrutura. O projeto arquitetônico de implantação de infraestrutura esportiva inicialmente fora aprovado em 2014, o que gerou uma licitação que teve ordem de serviço em março de 2015 e, por inexecução da contratada a partir de junho de 2015, o contrato foi encerrado em fevereiro de 2016. A retomada ocorreu nesta administração municipal. Participaram do ato de inauguração, secretários municipais, vereadores como Val Bresolin, Jeferson Jesus Santos e comunidade em geral.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Transparência