Saúde recolhe 100 sacos de lixos de recipientes criadores do Aedes no São Francisco e Praia da Cal

Nesta terça-feira, dia 18 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de limpeza nos bairros São Francisco e Praia da Cal. Não se tratou de um bota-fora, o objetivo foi de eliminar os possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela, junto com os moradores dos bairros. Cerca de 100 sacos de lixo de 100 litros foram recolhidos com pequenos recipientes que acumulavam água no local.

O propósito é o da Prefeitura combater a proliferação do mosquito em parceria com a população. Divididos em equipes, cerca de 30 pessoas participaram da ação que ocorreu das 8h às 17h. Agentes de endemias, agentes de saúdes, profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Tânia Wilhelms, veterinária, chefe adjunta da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do CEVS e Karen Cardoso, bióloga, do Programa de Vigilância dos Animais Peçonhentos do CEVS), voluntários, e na parte da manhã, o vereador Val Bresolin, procuraram os pequenos depósitos com água parada nas residências. Conforme o biólogo Lasier França, diretor da Vigilâncioa em Saúde, “a ação junto com os moradores é importantíssima para que possamos reduzir o número de focos de Aedes aegypti no bairro e também mostrar como os moradores podem fazer a operação sozinhos”.

De luvas, participaram da atividade nos pátios do bairro, virando baldes, potes e outros, e também orientando os moradores. Quando encontravam algum recipiente com água e larvas, o conteúdo era jogado na terra e não no vaso, pia ou tanque, pois desta maneira, o mosquito continuará se desenvolvendo. Já nas primeiras casas visitadas foi constatado larvas do mosquito. Primeiro, num vidro que acolhia uma folhagem na cozinha e, em outra residência, mais larvas nos pratos de vasos distribuídos pelo pátio.