SCFV realiza “Festa da Família” na Aldeia Indígena Nhu Porã

Na tarde da última quinta-feira, 13 de junho, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou a Festa da Família na Aldeia Índígena Nhu Porã, localizada no bairro Campo Bonito.

Com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, cerca de 70 índios guaranis, entre adultos e crianças, participaram das atividades. Foram realizadas brincadeiras tradicionais da cultura indígena, como o jogo de peteca, cabo de guerra e o “Tocorori”, uma brincadeira que se assemelha a colheita da mandioca, onde as crianças são as mandiocas.

Além destas brincadeiras tradicionais foram realizadas outras brincadeiras cooperativas, onde as crianças e adultos interagiram entre si. O momento auge da tarde foi quando o cacique da aldeia, Mário, convidou a indígena mais idosa da aldeia para contar histórias de como era a forma de brincar em seu tempo de criança. Em seu relato, ela disse que momentos como este, são importantes para que as crianças conheçam e pratiquem algumas brincadeiras tradicionais da cultura indígena e desta forma se fortaleçam os laços entre os integrantes da Aldeia.

Por fim, como não poderia faltar, houve uma confraternização em volta da mesa, onde foi servido frango assado com batata assada e mandioca cozida. As atividades foram encerradas deixando a mensagem de que os vínculos familiares e comunitários podem ser fortalecidos em volta da mesa durante as refeições, como também através de brincadeiras.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo