Pregão eletrônico gera economia para a Prefeitura de Torres

A Prefeitura de Torres está gerando uma grande economia através do Pregão Eletrônico. Em 2018 o município obteve uma economia de 46% nas licitações realizadas por esta modalidade. A transparência, acessibilidade para participação e rapidez dos processos, possibilitam mais competitividade entre os fornecedores e com isto, há uma redução de custos nas contas públicas.

O Pregão Eletrônico é uma modalidade de licitação que veio para simplificar os processos de licitação, possibilitando uma maior transparência e maior participação dos processos. É uma modalidade de licitação própria para compra de bens e serviços comuns der qualquer valor, bens e serviços sem grande complexidade e de fácil reconhecimento no mercado.

A modalidade não se aplica à contratação de obras de engenharia, locações imobiliárias e alienações. É um formato de modalidade realizado à distância em sessão pública, por meio de sistemas eletrônicos, onde a empresa se cadastra na plataforma designada pelo órgão público, participando de forma anônima até que seja apresentado o vencedor do processo.

O Pregão Eletrônico tem se transformado na modalidade mais utilizada para realizar as compras e contratações públicas em razão da transparência, agilidade do processo e economia. Conforme os técnicos da Secretaria da Fazenda, a modalidade possui menos burocracia, não tem limite de valores, o tipo menor preço é obrigatório, tem possibilidade de recurso único e a disputa por lances, facilita a escolha pela proposta mais vantajosa para a administração. Informações sobre editais e licitações encontram-se no site da Prefeitura.