Ação emergencial da Prefeitura beneficia população em situação de rua

A Prefeitura Municipal de Torres, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou uma ação emergencial entre os dias 5 e 8 de julho, de sexta a segunda-feira, em decorrência da previsão de baixas temperaturas neste período. Para receber as pessoas em situação de rua, a Prefeitura implantou uma unidade de acolhimento no Ginásio Municipal do Balonismo, onde esta população foi recebida com cama, cobertas, roupas, calçados, produtos de higiene e uma deliciosa refeição preparada por grupos de voluntários que estiveram presentes durante toda a ação.

O trabalho de abordagem social foi intensificado pela Assistência Social na tarde de sexta-feira, a partir das 18hs. Alguns moradores de rua aceitaram a acolhida e se dirigiram para o Ginásio Municipal. A equipe do CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social saiu pelos locais onde estes ficam em diversos pontos da cidade, orientando sobre a ação que viria ocorrer. A Assistência Social salienta que nem todos aderiram a acolhida no Ginásio. Muitas pessoas preferiram permanecer onde costumam pernoitar. Nesses casos, receberam cobertores e alimentos.

Na manhã de segunda-feira, dia 8, todos foram atendidos no CREAS, para receberem orientações em geral, sobre confecção de documentos ou outros serviços. No Centro, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. Todos os usuários recebem café da manhã nestes dias. Às quartas-feiras, almoço e atendimento em grupo, e também contam com um local para banho e lavagem de roupas, de segunda a sexta.

As pessoas em situação de rua também contaram com grande solidariedade da população torrense, onde várias equipes circularam pela cidade durante a noite para a distribuição de refeições. A secretária Neusa Carlo agradece a todos os voluntários que contribuíram para o sucesso da ação. Foram contabilizados 93 cobertores, 15 colchões, cerca de 2500 peças de roupas, 70 pares de calçados e produtos de higiene como sabonetes, creme dental, escova de dentes e shampoo. Ela conclui dizendo que “o mais comovente foi o envolvimento dos voluntários durante toda a ação”.