Fenômeno dos peixes na Lagoa do Violão é natural

O secretário municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, e o o agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca da Prefeitura de Torres, Gerson Luiz Nardi, afirmam que é natural o aparecimento de peixes mortos em alguns pontos das margens da Lagoa do Violão, na primeira semana de julho.

Explicam que a mortandade de peixes se dá devido a baixa temperatura das águas e ao grande cardume no local. A mortandade é somente de tilápias, principalmente filhotes, espécie que não se adapta com baixas temperaturas, Devido a Lagoa ter pouca profundidade, o fenômeno ainda se intensifica.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, está tudo sendo monitorado pelas duas Secretarias Municipais. A tilápia é uma espécie invasora que se adaptou bem no local, provocando grande concentração de peixes. A Secretaria do Meio Ambiente pretende criar um plano para controlar o crescimento da comunidade de tilápias na área. Atualmente é proibido pescar na Lagoa do Violão.