A 19ª Feira do Livro de Torres já tem patrono e anfitrião

A 19ª Feira do Livro de Torres que será realizada entre os dias 23 e 27 de outubro, já tem patrono e anfitrião. Foram anunciados recentemente pela Comissão Organizadora da Feira do Livro 2019, o cantor, compositor e escritor, Rodrigo Munari como patrono, e Antonio Serafim Pereira, doutor em Educação, e pós-doutor em Ciências Humanas e Sociais, como anfitrião. Ambos são da região e sentiram-se honrados e felizes em serem escolhidos para este evento que é um marco cultural da cidade. Os nomes estão em sintonia com o tema da 19ª Feira deste ano que é “Diversidade Literária Local: valorizando as pessoas”.

PATRONO

Rodrigo Munari é cantor, compositor e escritor e em 2019 completa 30 anos de carreira na música. Foi durante sete anos cantor do conjunto Os Serranos e ganhou disco de ouro com o disco “Sucessos Gaúchos”. Formou ao lado do irmão a dupla Enzo e Rodrigo onde atuou por 11 anos. Desde dezembro de 2014 Rodrigo Munari está em carreira solo com um trabalho autoral marcante e inovador que une música ,e literatura.

Lançou o livro e o audiolivro “Romance das Duas Flores”, que nasceu de uma música homônima e também dará origem a um curta metragem chamado “Caminhos e Encruzilhadas”. Rodrigo viajou em turnê durante 2016 e 2017 com o show “Confissões” e participou do Fórum Internacional de Educação, esteve na Feira do Livro de Porto Alegre, na Jornada Literária de Capinzal/SC e em diversos municípios do Brasil.

Rodrigo Munari já havia tido, como autor e intérprete uma de suas obras, “Traz de volta a minha vida” escolhida para trilha sonora de novela da TV Globo, Paraíso (2009), e em 2016 teve outra de suas canções, “Ela é minha namorada”, para a trilha sonora da novela “Êta mundo bom!”, embalando o amor bonito e inocente entre o Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) e a Mafalda (Camila Queiroz).

Em 2017 foi escolhido como Patrono da Feira do Livro do município de Agudo, em 2018 foi Patrono da Feira do Livro do município de Nova Santa Rita e agora, como Patrono da Feira do Livro de Torres. Lançou seu segundo livro chamado “Diferenças” que é destinado ao público infanto-juvenil através do projeto cultural PRONAC 171401 aprovado na Lei Rouanet, beneficiando cinco mil alunos da rede pública municipal gaúcha e catarinense. O livro “Diferenças” conta uma história que também nasceu de uma música do autor Rodrigo Munari e fala em inclusão, diversidade, tolerância, celebra as diferenças, ética, crescimento, solidariedade e previne o bullying.

ANFITRIÃO

Antonio Serafim Pereira, doutor em Educação e pós-doutor em Ciências Humanas e Sociais, vem construindo sua história de vida em Torres a mais de quarenta anos. Orientador Educacional e professor atuou o maior tempo de sua carreira, na Escola Estadual Marcílio Dias, experiência transformada em pesquisa – sua tese de doutoramento. Estendeu sua contribuição profissional também a instituições particulares de Educação Básica e Superior da cidade.

Hoje, docente pesquisador da UNESC, no Mestrado e Doutorado em Educação, além de cientista educacional e escritor acadêmico, lançou-se poeta, publicando em 2017, “Surpreender-se”, primeiro livro individual de poesias, assinando-o como Sansone Pereira, seu nome literário. Dois de seus poemas – “Viver” e “A Vida” – receberam o prêmio no Concurso Nacional Novos Poetas de 2013 e 2017, respectivamente. Cabe registrar, ainda, a participação em cinco antologias literárias com poemas próprios.

Na área acadêmica, sua bibliografia, engloba, entre outras publicações, um livro de autoria individual, três obras como organizador e participação em nove livros como autor e coautor.

Em breve, a Comissão Organizadora da Feira do Livro 2019 deverá se reunir para debater os livros e escritores que marcarão presença nesta iniciativa tradicional da cidade. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, e Sistema Fecomércio/RS Sesc/Senac. Além da programação da Feira, muitas são as atividades paralelas que também ocorrem nos últimos anos e que serão definidos nos próximos encontros da Comissão. Em breve também será divulgado o local da Feira, espaço que estará preparado para receber moradores e visitantes.