Em conjunto, Comissão Organizadora e escritores de Torres encaminham participação na 19ª Feira do Livro

Nesta última terça-feira, 13 de agosto, a Comissão Organizadora da 19ª Feira do Livro reuniu-se com escritores torrenses ou que moram na cidade para debaterem sobre a participação destes autores no principal evento literário do município. A Feira de 2019 terá como propósito maior valorizar a produção local. O encontro que ocorreu na sede da Secretaria da Educação, contou com o prestígio de vários escritores, resultando em reunião bastante produtiva. A Feira será realizada entre o dias 23 e 27 de outubro, no Parque Estadual da Giuarita.

Conforme a secretária municipal de Educação, Silvia Teixeira Pereira, e a coordenadora pedagógica Jocélia Espíndola, o chamamento da Prefeitura aos autores foi propositivo. A reunião oportunizou à Comissão Organizadora o contato direto com os escritores locais para planejarem juntos sua participação nesta edição. Comissão e escritores já saíram com o envolvimento definido na programação, conforme desejo de cada escritor presente. Ao todo compareceram sete autores, sendo que alguns do grupo representavam outros que estavam em viagem.

A maior parte dos escritores presentes já são conhecidos do grande público. O jornalista e escritor Nelson Adams Fiho, os poetas José Nilton Teixeira e Eduardo Francisco Jaques, o artista porto-alegrense radicado em Torres, Jorge Herrmann, os autores de obras infantis, como Luis Gustavo de Oliveira e Claúdio Amaral e a contadora de estórias, Cristiane Gomes, A Comissão Organizadora estava formada por representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e pelo Sistema Fecomércio/RS-Sesc.

Nossos escritores locais terão espaço permanente para exposição de suas obras, onde estarão se revezando para atendimento e bate papo com o público presente. Também serão distribuídos, conforme faixa etária presente nas participações das escolas, para apresentação de suas obras e breve biografia. Teremos vários lançamentos de escritores locais na 19ª Feira do Livro, com datas e horários definidos pelos próprios autores presentes na reunião. Além disto, ficou acordado ainda, a realização de uma noite poética, com Sarau de Poesia e apresentação lítero-musical. E encontro com historiadores integrantes do Centro de Estudos Históricos de Torres e região e ainda dedicada aos historiadores locais.