Palestras e Teatro são realizadas em escolas para prevenção e combate ao mosquito Aedes

A Vigilância Ambiental em Saúde vem realizando durante o ano palestras e teatros de fantoche para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, principal vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação é desenvolvida em escolas públicas do ensino municipal e estadual, com visitas feitas nos estabelecimentos, com objetivo de alertar os alunos sobre os riscos das doenças transmitidas pelo inseto e os cuidados para evitar a proliferação dele no município. A campanha informativa é conduzida pela Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Lasier França, a intenção das palestras e do teatro é o repasse de informações, orientações e a conscientização dos alunos para os cuidados básicos para evitar que focos do mosquito transmissor se criem no município. “Com a chegada das temperaturas mais quentes e também dos períodos de chuva, os cuidados são necessários, principalmente para evitar o acúmulo de água e lixo”, afirma o biólogo. Estas ações são realizadas pelos agentes de endemias Diego Schardosim, Isabel Zeferino, Nicole Mota e Viviane Oliveira.

O Ministério da Saúde adverte que, para evitar novos focos do mosquito causador de tnta doenças, é preciso adotar medidas simples, mas eficazes. É preciso tapar os tonéis e caixa d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela. Semanalmente é preciso preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e geladeira.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo