6º Encontro Municipal da Pessoa Idosa reúne 250 participantes

O 6º Encontro Municipal da Pessoa Idosa reuniu na tarde desta quinta-feira, 17 de outubro, cerca de 250 participantes na Casa da Terra, dentro da programação da 7ª Mostra de Artes. A abertura oficial foi realizada com o prefeito Carlos Souza, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neusa Carlo e a presidente do Conselho Municipal, Ingrid Emmer. Conforme o prefeito, devido o idoso ter muita importância na sociedade é que várias demandas são realizadas pensando na qualidade de vida da terceira idade. A realização do evento é da Prefeitura de Torres com a organização da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

A programação organizada pela Secretaria integrou os participantes. Foi em clima festivo que ocorreram as apresentações culturais, a palestra e o lançamento do livreto “Era uma Vez Anos 40, 50 e 60”. Os idosos cantaram, dançaram, enfim, se divertiram aprendendo sobre a longevidade. Participaram do evento os idosos dos três grupos do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Grupo Dunas, Bem Viver, Navegar), as instituições de acolhimento aos idosos do município, como o Lar Nossa Senhora dos Navegantes, o Grupo Harmonia, o Guarita Câmbio, a Maturidade Ativa do Sesc, a Associação dos Idosos, integrantes do Programa Frentes de Trabalho e representantes do CRAS de Três Cachoeiras.

Às 14h30 ocorreu a apresentação cultural “Nunca é tarde demais”, uma adaptação da poesia de Braúlio Bessa, interpretada pelo frequentadores do SCFV. Às 15h ocorreu a palestra/show “Viva Mais, Viva Melhor” com o palestrante, musicoterapeuta e coach, Marcelo Seffin e com a diretora teatral e atriz Duda Seffin. Na atividade, o palestrante passou várias mensagens para o público. A mais importante foi de manterem um convívio social. As músicas apresentadas levaram os idosos a interagirem bastante, principalmente com a apresentação do “Roberto Carlos”.

Mas o ponto alto do evento foi o lançamento do primeiro Livreto de Bolso que leva o título “Era uma Vez Anos 40, 50 e 60”, resultado do trabalho realizado pelo SCFV junto aos grupos durante o exercício 2019. A primeira edição do livreto compila uma sequência de cinco contos inéditos, traduzidos em curtas linhas, mas que trazem histórias de longas e intensas vidas. No local encontravam-se os autores dos contos, que estarão no dia 25 de outubro, às 18h45min, na 19ª Feira do Livro de Torres, autografando os livrinhos.