Sementes agroecológicas serão entregues aos beneficiários do Programa Sementes Banrisul

Nesta quarta-feira, 27 de novembro, um novo lote de sementes destinadas a doação foi entregue no escritório municipal da Emater. Essas sementes serão recebidas, durante o próximo mês, por aproximadamente 60 famílias beneficiárias do Programa Sementes Banrisul, programa social da instituição em parceria com a Prefeitura de Torres e a Emater.

Entre as vinte e sete variedades constam sementes de diferentes tipos de abóboras, alfaces, cebolas, cenouras, couves, melancias, morangas, repolhos, rúculas, tomates, entre outras. Não há custo para os beneficiados, Prefeitura e Emater. São sementes difíceis de achar no mercado, e têm importante papel no estímulo à agricultura sustentável. Serão contempladas 25 famílias de agricultores familiares, 25 de famílias indígenas e 11 famílias do Clube de Mães da Itapeva Sul. O Programa Sementes Banrisul, criado em 2008, tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Visa, ainda, contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, bem como auxiliar na geração de renda nas comunidades nas quais o Banrisul está inserido. Esse Programa conta com diversas variedades de sementes, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, a serem destinadas para projetos que valorizem a agricultura sustentável.

A agrônoma Elisa Braga Saraiva, da Emater, coordenadora técnica do Programa, está há quatro anos à frente do projeto e esta é a quarta entrega de sementes no município. A iniciativa conta com o apoio de várias instituições, além da Emater, Banrisul, Prefeitura de Torres e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. As instituições pretendem com este projeto, fortalecer a produção orgânica e o processo de transição agroecológica dos agricultores familiares, indígenas e Clube de mães e ainda incentivar novos adeptos que já demonstram interesse pelo tema.

As sementes foram entregues pelas funcionárias do Banrisul Ângela Bereta, responsável pelo rural e Marieli Denardi supervisora regional do rural. Estavam presentes na entrega: Elisa Braga Saraiva, engenheira agrônoma da Emater e Sonia Regina da Cruz, Extensionista de bem-estar social da Emater, Henrique Monteiro e Carina Magnus, representando a Secretaria Municipal de Agricultura.