Prefeitura de Torres tem ações especiais no mês de prevenção da AIDS – Dezembro Vermelho

Nos dias 02 e 04 de dezembro, o SAE estará realizando testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis em horário estendido, das 08h as 11h e das 13h as 20h. Para realizar os testes, basta comparecer ao setor, que fica anexo ao posto de Saúde Central, portando documento pessoal e cartão SUS. O resultado fica pronto em 15 minutos.

Dezembro foi escolhido como o mês de conscientização, combate e prevenção da AIDS desde 1987, ano em que a Assembleia Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeram o dia primeiro de dezembro como o Dia Internacional da Luta Contra a AIDS.

O vírus HIV, causador da AIDS, compromete o sistema imunológico. Sua transmissão acontece através de relação sexual desprotegida, contato com sangue ou com agulhas contaminadas, e ainda da mãe para o bebê durante a gestação ou amamentação. O uso de preservativo nas relações sexuais é o principal método de prevenção para reduzir os casos de transmissão.

Nos últimos anos, os casos de AIDS voltaram a aumentar, o que reforça a importância da conscientização e prevenção desta doença, uma vez que ela não possui cura. O tratamento é realizado através de medicamentos e monitoramento constante, que devem ser somados a um estilo de vida saudável. O diagnóstico e início precoce do tratamento elevam as chances de uma vida normal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content