Prefeitura de Torres tem ações especiais no mês de prevenção da AIDS – Dezembro Vermelho

Nos dias 02 e 04 de dezembro, o SAE estará realizando testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis em horário estendido, das 08h as 11h e das 13h as 20h. Para realizar os testes, basta comparecer ao setor, que fica anexo ao posto de Saúde Central, portando documento pessoal e cartão SUS. O resultado fica pronto em 15 minutos.

Dezembro foi escolhido como o mês de conscientização, combate e prevenção da AIDS desde 1987, ano em que a Assembleia Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeram o dia primeiro de dezembro como o Dia Internacional da Luta Contra a AIDS.

O vírus HIV, causador da AIDS, compromete o sistema imunológico. Sua transmissão acontece através de relação sexual desprotegida, contato com sangue ou com agulhas contaminadas, e ainda da mãe para o bebê durante a gestação ou amamentação. O uso de preservativo nas relações sexuais é o principal método de prevenção para reduzir os casos de transmissão.

Nos últimos anos, os casos de AIDS voltaram a aumentar, o que reforça a importância da conscientização e prevenção desta doença, uma vez que ela não possui cura. O tratamento é realizado através de medicamentos e monitoramento constante, que devem ser somados a um estilo de vida saudável. O diagnóstico e início precoce do tratamento elevam as chances de uma vida normal.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo