Projeto municipal de plantio de Palmeira Juçara oferece sustentabilidade aos guaranis

Mais uma etapa do projeto Yui-a-Porã, que significa Frutos da Nossa Terra”, foi realizado nesta quarta-feira, 4 de dezembro, na Aldeia Nhu-Porã, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca em parceria com a Ong Onda Verde. Foram plantadas 40 mudas com cerca de um metro de altura, procedentes do viveiro da Ong. A medida visa proporcionar às famílias da Aldeia, maior subsistência e aumento da renda no futuro. O projeto consiste na exploração da espécie pelos índios guaranis da Aldeia localizada no Campo Bonito.

A área tem espaço para 80 mil mudas, informa o engenheiro agrônomo do município, Gerson Luiz Nardi. O agrônomo explica que a palmeira juçara ficará adulta em cerca de cinco anos, quando já poderá ser colhido o palmito, a fruta açaí, e até a madeira no futuro. Cerca de mil mudas já foram plantadas na Aldeia Guarani na primeira etapa. Na segunda etapa, mais 150 mudas.

O projeto que é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca e da Onda Verde contará com tantas etapas que se fizerem necessárias para atingir as 80 mil mudas. Nesta quarta-feira, o agrônomo da Prefeitura e integrantes da Ong, junto com o cacique Mário, prestavam informações sobre o plantio para as crianças presentes, cerca de 30. Leonila Quartiero Ramose e Marliza Terezinha Maia representaram a Onda Verde, entre outros. As mudas foram recolhidas do viveiro de Marilza.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content