Formatura do Projeto dos Socorristas reúne cerca de 500 pessoas

Cerca de 500 pessoas participaram nesta última segunda-feira, 16 de dezembro, à noite, da formatura de 250 estudantes que integram o Projeto Primeiros Socorros, Salvando Vidas e Resgatando Almas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e coordenado pela idealizadora do Projeto, professora Andréa de Melo Nascimento. A cerimônia ocorreu na Escola Municipal Fundamental Alcino Pedro Rodrigues, reunindo os socorristas formandos de seis escolas municipais.

Após um ano de estudo sobre a teoria e prática sobre os Primeiros Socorros, os 250 alunos formaram-se com a presença de pais, familiares, amigos e das diretoras de todas as escolas envolvidas. Também presentes, a secretária de Educação, Sílvia Teixeira Pereira, a de Saúde, Suzana Machado, o secretário de Administração e Atendimento ao Cidadão, Cláudio Paranhos, e o responsável pela Defesa Civil, Elói do Nascimento.

Na oportunidade, a professora Andréa foi homenageada por pais e alunos, recebendo uma saudação especial do seu “fiel escudeiro”, Gabriel Scheffer Calixto. Emocionada, agradeceu o reconhecimento e dividiu o mérito com seus colaboradores. Pessoal do SAMU, Corpo de Bombeiros e particularmente a Silvio Severo, Magno Dal Bosco Goulart, Jeferson França e Gabriel Scheffer Calixto.

O trabalho começou em março de 2013, iniciando na Escola Alcino, depois ele foi para a Escola Zona Sul e posteriormente para o Santa Rita e mais tarde is para as demais como a Mampituba e Manoel Ferreira Porto e na Manoel Oliveira Carneiro, na Vila São João. A secretária municipal de Educação, Sílvia Teixeira Pereira é uma grande entusiasta da atividade, assim como a diretora pedagógica, Jocélia Espíndola, a Madrinha da Esquipe. Também presente a vereadora Zete.

Conforme a professora Andréa, o Projeto ensina aos alunos fazerem o primeiro atendimento numa situação de urgência, salvando vidas. Além disso, ele também é importante para os próprios socorristas, pois faz com que os estudantes olhem o mundo sobre uma ótica diferente. “São mais humanos, mais preocupados com o próximo, eles aprendem muito.”