Na programação natalina, Orquestra da Alemanha reúne grande público na Praça XV

Nesta última quarta-feira, 18 de dezembro, o público prestigiou a apresentação da Orquestra Bayerkapelle Göppingen da Alemanha, dentro da programação de Natal promovida pela Prefeitura. No ano em que completa 70 anos de fundação, esta é a primeira viagem da Orquestra ao Brasil. Houve grande empatia entre o espetáculo e público. Muitos descendentes de alemães estavam na Praça, levando o intérprete do grupo comentar no palanque que “a Praça parecia um pedacinho da Alemanha”.

De características marcantes, o folclore de origem alemã chama a atenção e encanta o público por sua música e dança contagiante. A valsa, a polca e os trajes típicos conseguiram concentrar a atenção do público. As valsas possuem característica mais lenta e romântica, em comparação com as polcas, mais agitadas e que provocou animação. O clima foi de muita alegria, “parece festa do interior com bandinhas típicas”, comentavam alguns. O espetáculo durou uma hora e meia, com grande interação dos integrantes da Orquestra com os presentes. O espetáculo encerrou com a tradcional música de Natal “Jingle Bell”.

Através do intérprete, o grupo agradeceu a acolhida em Torres. Os integrantes afirmaram que aqui foi o local de maior receptividade. Além do grande público, prestigiaram a apresentação, o vice-prefeito Fábio Amoretti, e o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Fernando Nery. “Brasil/Europa: Integrando a diversidade cultural brasileira através da música na Região Sul do Brasil” é o título do programa promovido pelo Ministério da Cidadania, com realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que esteve em Torres com apoio da Prefeitura de Torres.