População participa da construção do Plano Municipal de Turismo de Torres

Cerca de 60 pessoas participaram da segunda etapa do Fórum de Turismo de Torres na noite desta última segunda-feira, 16 de dezembro, promovida pela Prefeitura e Conselho Municipal de Turismo com o propósito de construir o Plano Municipal de Turismo de Torres. O evento que ocorreu no Hotel A Furninha, reuniu diversos segmentos da sociedade, todos focados no objetivo de aperfeiçoar o turismo na cidade. O encontro foi muito produtivo. Agora, com as propostas apresentadas, serão construídas as estratégias de ação.

A atividade contou com a presença do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Fernando Nery, dos conselheiros e presidente do Comtur, Marcos Pinho, diretor da Ulbra,Daniel Pereira Cardoso de Brum, várias lideranças do ramo de hotéis, restaurantes, estabelecimentos comerciais, representantes comunitários, muitos líderes do setor do meio ambiente, também da segurança pública como a Brigada Militar, Delegacia de Polícia e Corpo de Bombeiros. Representando a Câmara Municipal, o vereador Gibraltar Vidal.

Pontos fortes e fracos do turismo local foram apontados pessoalmente e em grupos, após debate. Com base nestas contribuições, será realizado um diagnóstico e após um projeto das estratégias. Este projeto será apresentado à população em audiência pública e em seguida, com algum reparo se necessário, será encaminhada à Câmara de Vereadores para transformar o projeto em lei. O Plano Municipal é fundamental para o desenvolvimento do turismo no município, pois norteará as ações de forma integrada de todos os setores envolvidos, público e privado, que trabalham na área.

Para a construção deste documento, a Prefeitura de Torres contratou empresa especializada para prestação de serviços técnicos visando a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo. Foi contrata a Empresa Vanin e Ferreti Consultoria Turismo e Cultura Ltda, estabelecida na cidade de Cambará do Sul/RS. Quem ainda quiser apresentar alguma contribuição, pode entrar em contato com a Secretaria de Turismo, por meio do e-mail [email protected]. O trabalho tem previsão de ser concluído em fins de fevereiro.