Presença de dez mil pessoas comprovam sucesso do Guarita Eco Festival

Dez mil pessoas, de todas as idades, participaram neste último fim de semana, 11 e 12 de janeiro, no Parque Estadual da Guarita, de importante evento focado na sustentabilidade, o Guarita Eco Festival. Promovido pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Secretaria do Meio ambiente e Urbanismo, a iniciativa reuniu atividades ambientais no sábado e domingo e show nacional no sábado, com Maneva e banda local Aruêra. Tanto a presença do público no show como a participação da população nas atividades ambientais, superaram as expectativas. O prefeito Carlos Souza e a primeira-dama, Susi Souza, acompanharam a programação.

A capacidade de conseguir suprir as necessidades humanas atuais, do presente, sem que sejam afetadas as habilidades das gerações futuras de fazer o mesmo, foi o principal propósito do evento que reuniu moradores e visitantes de diferentes municípios. Tanto as atividades ambientais como os shows tiveram êxito. O que chamou a atenção do secretário de Turismo, Fernando Nery; e do secretário do Meio Ambiente, Júlio Agápio, foi a participação das famílias no evento. Pais e filhos se envolveram na programação e também assistiram aos shows. O secretário de Turismo agradeceu a todos que conribuiram para o êxito da iniciativa, em especial aos servidores municipais, aos integrntes do Geoparque, a Alexis Sanson do Praia Llimpa e a cooperativa Corbim.

MEIO AMBIENTE

Um dos principais cartões postais da cidade, o Parque da Guarita, contagiou os presentes. Desde cedo era grande o público, sinalizando o sucesso. Somente na Tenda do Programa Eco Cidadão passaram por lá cerca de duas mil pessoas interessadas na programação. O Eco Cidadão é um programa de educação socioambiental que a Prefeitura lançou no Guarita Eco Festival de duração permanente. Numa primeira etapa, atenderá moradores e turistas durante a temporada. Com o reinício das aulas, trabalhará principalmente com os estudantes.

A tenda do Eco Cidadão permanecerá na Guarita, concentrando os trabalhos. Porém, muitas atividades serão realizadas em diferentes locais e por vários promotores com tendas itinerantes. O programa estará dos Molhes à praia Paraíso, tratando de resíduos sólidos, alimentação saudável, animais, entre outros. O secretário do Meio Ambiente avalia o Festival como bastante satisfatório. Foram distribuídas 400 espécies de mudas e 400 sacolas ecológicas. E mais, satisfeito, informa que por meio da atuação da Cooperativa Corbim dos recicladores, o Parque rapidamente ficou limpo. Foram recolhidos 650 quilos de resíduos, concentrados nas 16 ilhas de quatro tambores espalhados pelo Parque.