Geoparque e CPRM promovem capacitação sobre Geociências para professores

A educação é um dos principais pilares de um Geoparque. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o patrimônio geológico e sensibilizar sobre a importância da sua conservação, foi realizada na segunda-feira, dia 3 de fevereiro, mais uma capacitação para educadores. Promovido em parceria com a CPRM – Serviço Geológico do Brasil, o treinamento aconteceu em Jacinto Machado e contou com a participação de professores de História e Geografia dos municípios de Santa Catarina que fazem parte do Projeto.

De forma muito prática e didática, os geólogos Andrea Sander e Carlos Peixoto ministraram uma verdadeira aula sobre geociências, evolução da Terra, tipos de rochas e minerais, preservação dos recursos naturais, entre outros assuntos relacionados ao conceito de Geoparque. Cada participante recebeu uma amostra de rochas para uso em sala de aula e também foram doadas pela CPRM cinco coleções de réplicas de fósseis para atividades educativas. Na parte da tarde, o grupo realizou atividade de campo no Morro da Moça em Jacinto Machado para observar as formações rochosas.

Muito satisfeitos com a capacitação, os professores participantes agradeceram pela oportunidade de ter acesso a mais informações sobre Geologia e destacaram que foi um dia de grande aprendizado e inspiração para inovar em sala de aula, com ideias para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Realizaram a abertura do encontro o secretário de Turismo de Jacinto Machado, José Carlos Zanatta, a secretária de Educação, Cleonice Possamai, e o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano. As capacitações em parceria com a CPRM seguem nos dias 13 e 14 de fevereiro em Cambará do Sul (RS), dirigidas aos professores dos municípios gaúchos que fazem parte do Projeto.

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é uma iniciativa formada por sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que trabalham juntos com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, por meio da valorização do patrimônio natural e cultural e do turismo sustentável. Fazem parte do Projeto os municípios de Torres, Mampituba e Cambará do Sul (RS), Praia Grande, Morro Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul (SC).