Assistência Social alerta sobre a necessidade da atualização dos dados junto ao Cadastro Único e o BPC

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos lembra a população vinculada ao Cadastro Único que é necessária a atualização dos seus dados. A Secretaria faz o alerta devido alguns beneficiários terem recebido a solicitação de informações por parte do Governo Federal. A mesma preocupação existe com relação ao BPC-Benefício de Prestação Continuada que também devem manter seu cadastro atualizado para que o seu benefício não seja bloqueado.

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida destas famílias. Somente pessoas a partir dos 16 anos podem realizar o Cadastro Único e ficar como responsável familiar por manter as informações.em dia.

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal ​tota​l. Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias como por exemplo, o Programa Bolsa Família. Este cadastro tem validade de 24 meses a contar da data que foi realizado.

Para maiores esclarecimento, a Secretaria da Assistência Social está à disposição,de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30 na Rua Joaquim Porto, 801. Além de informações sobre o Cadastro Único, a Secretaria reforça a necessidade dos amparados pelo  BPC manterem seus cadastros atualizados. O benefício é também conhecido como “LOAS”, por ser previsto na Lei Orgânica da Assistência Social. O BPC é pago pelo INSS no valor de um salário mínimo para idosos e deficientes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content