36ª Cavalgada do Mar partiu de Torres com a bandeira cor-de-rosa da menina Isis

Cavaleiros gaúchos, catarinenses, uruguaios e argentinos iniciaram neste último sábado, 15 de fevereiro, a 36ª Cavalgada do Mar, com saída de Torres. A partida ocorreu às 7h do Parque do Balonismo, local onde os participantes começaram a chegar na sexta-feira, cerca de 500. Este ano, os cavaleiros saíram de Torres para percorrer cerca de 250 km até Palmares do Sul com mais uma bandeira, além das tradicionais: a bandeira cor-de-rosa da campanha da menina Isis Mariana C. Lebes, de seis meses, que é realizada em Torres, já há algumas semanas,  para arrecadar recursos com o objetivo de tentar a cura da criança,

Isis foi diagnosticada com uma doença degenerativa rara chamada Atrofia Muscular Espinhal. Com esta doença, os portadores vão perdendo parte das funções neuromusculares com o tempo. Nos Estados Unidos está em teste um tratamento. Porém, os custos para a participação nos testes são altíssimos: em torno de R$ 9 milhões só para a compra dos remédios necessários para o tratamento. Sensibilizados pela causa, os promotores do evento associaram-se à campanha. O juiz e tradicionalista de Torres, Júlio Almeida, é um dos incentivadores ao apoio.

A Prefeitura de Torres também apoia a campanha de Isis.  A abertura oficial da 36ª edição que aconteceu com um jantar, sexta-feira, à noite, foi marcada pela presença de Isis e seus pais. O evento contou com a presença de lideranças de vários segmentos da cidade, como o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Torres e secretários municipais. A 36ª Cavalgada é realizada pelo Instituto Cultural Cavalgada do Mar. Este é o maior evento festivo de cavaleiros e amazonas do mundo, constando do livro de recordes “Guiness Book”.

De acordo com o comandante da Cavalgada e presidente do Instituto, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, a grande participação demonstra o respeito às tradições gaúchas. Até Dunas Altas, distrito de Palmares do Sul, onde encerra-se a Cavalgada, serão feitas paradas para descansar e principalmente participar de eventos que ocorrerão pelo percurso. A Cavalgada tem programação em Arroio do Sal, Capão da Canoa, Santa Terezinha, Tramandaí, Cidreira, Pinhal e Dunas Altas. A Cavalgada encerra dia 22.