Dez mil crianças vão conhecer o projeto Geoparque através do Gibi

Em um livro em forma de quadrinhos, ilustrado, colorido, de linguagem acessível e muito atrativo, a Unesc e o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul levarão a história do projeto Geoparque para dez mil crianças da rede pública de ensino nos sete municípios que compõe o grupo. O material, intitulado “Turma do Geoparquito em: sonhando com um Geoparque no Sul do Brasil”, foi lançado de forma oficial na última sexta-feira (28) no auditório da Prefeitura de Praia Grande na presença de autoridades e professores com a assinatura do termo de cooperação entre a Unesc e o consórcio para ações educacionais em torno no projeto.

A autoria da história, cheia de informação científica contada de forma acessível, é dos professores Nilzo Ivo Ladwig (Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial) e Juliano Bitencourt Campos (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), da Unesc, e de Jucélia Tramontin Dalpiás, professora da rede estadual de ensino de Praia Grande. Já a ilustração do material ficou por conta do acadêmico do curso de Artes Visuais da Unesc, Eduardo Pioner Peixoto. O objetivo dos estudiosos ao preparar o material ao longo de três anos foi apresentar para as crianças e, logo, suas famílias, o Projeto “Geoparque Caminho dos Cânions do Sul” e enaltecer a sua importância para a região e para o país, fazendo com que a própria região reconheça e se orgulhe do patrimônio que possui.

Representando a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, agradeceu a parceria com o Consórcio em prol do projeto Geoparque. “A gestão da Universidade tem o propósito de aproximar a Instituição da comunidade e esse é mais uma ação que tem esse objetivo. Ao colaborar com a região, oferecendo informação e conscientização, a Universidade colabora para o fortalecimento do projeto e sua consolidação perante os moradores dos municípios, atores fundamentais em todo o processo”, completou.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul e prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, destacou os avanços do Geoparque, especialmente, na área da Educação e falou ainda sobre a importância da publicação para o envolvimento da comunidade no projeto. Também participaram da mesa de autoridades do evento, os prefeitos:Carlos Souza, de Torres Henrique Maciel de Praia Grande; Dirceu Selau, de Mampituba; Mack Citadin, prefeito em exercício de Praia Grande; Helen Becker, coordenador de Turismo e Cultura da Amesc; e Fabiano Souza, coordenador do eixo de educação do Projeto Geoparque.

Secretários de educação, professores e lideranças da região também estiveram na solenidade e receberam simbolicamente edições do gibi que serão encaminhadas para todas as crianças da rede municipal de ensino dos municípios que compõem o Projeto: Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande, Timbé do Sul, em Santa Catarina, e Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul. A obra está disponível para download gratuito na página da EdiUnesc (http://www.unesc.net/portal/capa/index/300/12515). O objetivo é que o conteúdo seja compartilhado ao maior número de pessoas possível, divulgando, assim, as riquezas do projeto Geoparque. (Assessoria de Comunicação/CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL/Projeto Geoparque Cânions do Sul