Sinalizada Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itapeva

Com o propósito de resguardar a Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itapeva, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos promoveram a sinalização do local protegendo a extensão. Nesta última sexta-feira, 13 de março, as placas foram instaladas na Estrada dos Cunhas no trecho que passa dentro da Área de Proteção da Lagoa de Itapeva chamando a atenção para a fauna e flora do lugar.

São quatro placas, duas em cada sentido. Uma é educativa informando de que o trecho faz parte de uma área protegida. E a outra visa reduzir o atropelamento de fauna. Conforme os gestores da APA, estas ações são fundamentais para apresentar às novas gerações tudo o que é feito para preservar o espaço, ressaltando a importância dela para a população.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Itapeva é uma Unidade de Conservação (UC). Situa-se na zona de amortecimento do Parque Estadual de Itapeva e no corredor ecológico que conecta as lagoas da Itapeva e a do Jacaré, sendo assim uma importante área para a preservação da biodiversidade regional.

Essa UC foi criada como medida compensatória à implantação do Aeroporto Regional do Litoral Norte em 07/12/1999. Abrange um segmento de 436,99 hectares de terras situadas entre o Aeroporto e a Lagoa de Itapeva (a Lagoa propriamente dita não pertence a UC), indo desde a divisa Sul com o município de Arroio do Sal, até um pouco acima da Estrada Itapeva/São Brás à nordeste.

A Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itapeva é uma das quatro Unidades de Conservação existentes no município de Torres, sendo as outras: o Refúgio da Vida Silvestre Ilha dos Lobos (ICMBIO); o Parque Estadual de Itapeva (SEMA-RS) e a RPPN Recanto do Robalo (particular). A gestão da área é feita pela SMAURB através de um Plano de Manejo. As propriedades abrangidas são rurais e continuam sendo de domínio privado.