Secretaria de Meio Ambiente realiza voo para verificação dos focos de queimadas

Na tarde desta quinta-feira, o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, realizou um voo para verificação dos focos de queimadas no Município. Em 50 minutos, num trecho compreendido entre Terra de Areia e São João do Sul, foi possível constatar que toda a região do litoral norte está com sérios problemas de focos pontuais de queimadas, as quais geram um volume de fumaça que traz enormes prejuízos a população.
No Município de Torres existe, hoje, apenas um ponto de queimada que está localizado na Vila São João e vem sendo combatido pelo Município e Corpo de Bombeiros há mais de 5 dias.
Os pontos mais críticos foram identificados em lavouras de arroz no Estado de Santa Catarina, onde as marcas de queimadas delatam a origem da maior contribuição de fumaça nos últimos dias na região. É possível verificar também, na linha do horizonte, uma espessa fumaça no pé da serra. As queimadas para limpeza de lavouras são comuns, contudo, ilegais. “Neste momento, em especial, na condição climática que enfrentamos, qualquer uso de fogo para limpeza de plantação, limpeza de pátio ou queima de lixo, pode gerar um foco descontrolado de incêndio e causar transtornos imensuráveis a população”, alertou Agápio.
No foco de incêndio na Vila São João, o Município instalou bombas de água para inundar o campo que está em chamas. Vale lembrar que se trata de um incêndio abaixo da linha do solo, muito mais difícil de controlar que um incêndio convencional. Com um esforço incessante das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Pesca, Obras e Meio Ambiente, com o Corpo de Bombeiros de Torres, estamos conseguindo reduzir a propagação de fumaça e logo cessaremos este incêndio.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo