Prefeitura de Torres e 11ª CRE estabelecem parceria em benefício da Educação Infantil

A Prefeitura de Torres e a 11ª Coordenadoria Regional do Estado do RS estabelecem termo de cooperação para atendimento à demanda de ajustamento de matrículas na Educação Infantil de Torres-RS. Em época de adaptação à situação de pandemia do COVID-19, há conquistas que devem ser compartilhadas. Desde março (pré-pandemia), foi estabelecido o Acordo de Cooperação entre município e estado, ao que se refere ao desenvolvimento da Educação Infantil, quanto às demandas de matrículas na faixa etária de 4 a 5 anos.

A parceria foi estabelecida baseada na Resolução Nº 2, de 28/04/2008, que garante a educação escolar nas escolas do campo, levando-se em consideração o fato de, o atendimento escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Joaquina Santos dos Santos, não disponibilizar espaço escolar suficiente, em nível de estrutura física, que comporte a demanda de crianças entre quatro e cinco anos do entorno da escola.

Assim, diante do Art. 3º desta resolução, que garante o oferecimento da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental oferecidos na comunidade a qual residem os educandos de comunidades rurais, a Prefeitura Municipal de Torres, imbuída na resolução das adversidades quanto à matrícula na Educação Infantil da referida escola, estabeleceu uma parceria com o Estado, através do Termo de Cooperação Nº 3235/2018, garantindo o acesso de crianças nas idades citadas ao Pré I e Pré II, utilizando os espaços da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Nicolau Krás Borges, na comunidade de Águas Claras, Torres-RS.

As atividades foram iniciadas em março deste ano, paralisadas e, atualmente, aguarda a retomada do ensino, conforme recomendações do estado, pós-COVID-19. A referida escola tem como diretora Ana Lúcia Dutra Rodrigues e, como educadora, Mariana da Rosa Cardoso, servidora do município. Essa realização foi selada nesta quarta, 27/05/20, com a assinatura do prefeito Carlos Souza, oficializando o acordo. Aqui, a certeza de que município e estado caminham sempre juntos quanto a responsabilidade por uma educação de qualidade.