Prefeitura lança o Projeto “Saúde Mais Perto de Você” que vai ampliar o acesso à rede pública municipal

Nesta quarta-feira, 10 de junho, o prefeito Carlos Souza e o secretário municipal de Saúde, Cláudio Paranhos lançaram o projeto “Saúde Mais Perto de Você” que consiste em ampliar o acesso aos serviços de saúde em Torres, principalmente em Atenção Básica. Uma das iniciativas é o atendimento estendido na Unidade da Vila São João Padre Luiz Benini. A partir desta próxima segunda-feira, 15 de junho, a Unidade atenderá direto, das 8h às 21hs.

O projeto tem metas até 31/12/2020. A maioria dos avanços acontecerá em junho, julho e agosto. Para se ter uma ideia da iniciativa, a ampliação dos serviços na Unidade de Saúde da Vila se dará da seguinte maneira: das 8h às 17h30min, funcionando com consultas agendadas, ou seja, demanda programada. E das 17h30min às 21h, com demanda livre, ou seja, o paciente chega e é atendido. A Unidade contará com equipe completa e um médico clínico geral.

O projeto não prevê apenas o prolongamento na assistência. Às segundas, terças e quartas-feiras vai ter Pediatra pela manhã e nas quintas-feiras, o Pediatra vai atender no horário prolongado. Atualmente o local conta com atendimento pediátrico uma vez na semana. O profissional de Pediatria da Unidade Padre Luiz Benini atenderá a demanda das crianças do Rio Verde. A população deverá dirigir-se à Vila São João nos dias indicados. No horário estendido, o médico clínico geral dará também assistência aos pacientes do Rio Verde.

Esta Unidade foi escolhida para ser o projeto-piloto devido ao grande índice populacional, é maior do que muitas cidades do interior do Estado, e pela distância da Vila ao centro da cidade quando da necessidade de atendimento no Plantão 24h, por exemplo. Este projeto poderá ser expandido no futuro para mais uma ou duas Unidades com grande demanda populacional. De uma maneira geral, todos os bairros serão contemplados com o Plano de Extensão da Atenção Básica, lançado nesta manhã.