Em Torres, equipes da Prefeitura são mobilizadas para minimizar impacto da forte chuva

O município de Torres foi atingido ontem à noite e na madrugada desta quarta-feira, 8 de julho, por forte chuva que resultou no volume pluviométrico de 129.4 milímetros. Foi uma grande quantidade de água para ser escoada. Para se ter uma ideia, o alerta ocorre a partir de 50 m. O Riacho e muitos valos transbordaram, ruas foram interditadas e cerca de 40 famílias atingidas e já atendidas pela Prefeitura. Defesa Civil, Guarda Municipal. Secretaria de Obras, do Meio Ambiente, da Agricultura e da Assistência Social estão mobilizadas para atender os estragos provocados pela chuva e preservar a segurança da população.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Elói do Nascimento, no relatório do Plano de Contingência Municipal consta que no 7 dias de julho, às 13 h, as condições climáticas até o momento pontuavam em 56.8 mm de chuva, segundo o Pluviômetro Automático (CEMADEM) instalado em Torres. E que diversos bairros já apresentavam alagamentos durante toda a manhã e início da tarde.

Foi recebido às 20 horas, via email do CEMADEM, o alerta de estabilidade climática para a cidade. O Cemaden-Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais é o núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em Torres, a combinação de rajadas de vento que chegaram a atingir 64,6 km e a maré alta do mar devido à ressaca contribuíram para que as águas não escoassem com rapidez. No total choveu 129.4 mm.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos deverá intensificar a limpeza de canais urbanos que transbordaram nestes últimos dias como o da Sanga do Olho D’água, atrás da Escola Santa Rita; Valo na Rua Antônio Brunelli (Vila São João), Valo compreendido entre as Ruas Itália e Manoel Tomas da Rosa (próximo do Toninho Selau) e Valo da Estrada da Ulbra. A atividade faz parte das medidas para dar vazão aos alagamentos pontuais que aconteceram na cidade em função destas fortes chuvas. Também serão avaliados os estragos no asfalto.