Em carreata, empresários reivindicam e apoiam Prefeitura no pedido de abertura do comércio local

Na tarde desta última sexta-feira, 24 de julho, comerciantes de Torres realizaram carreata pelas principais ruas da cidade reivindicando a abertura do comércio. Os participantes saíram às 14h do Parque do Balonismo e encerraram o movimento em frente à Prefeitura ao redor das 16h. O prefeito Carlos Souza, acompanhado de secretários municipais, foi ao encontrou do grupo em frente à sede administrativa, deixando mais uma vez, com clareza, de que cumprindo as regras sanitárias, a Prefeitura de Torres é favorável à abertura do comércio. O movimento foi promovido pela Associação Comercial de Torres, ASCOMT.

Recentemente, o prefeito e o vice-prefeito Fábio Amoretti manifestaram-se favoráveis à abertura do comércio local desde que cumpridas todas as exigências sanitárias, como o uso de máscara, a aplicação do álcool gel, o distanciamento social e o número limitado de pessoas.. De acordo com o Carlos Souza, o comércio local já cumpre com todas as normas, sendo o único setor da economia prejudicado. A gestão municipal tem a clareza de que deva ser outorgado à Associação dos Municípios do Litoral Norte e aos prefeitos a responsabilidade da aplicação do distanciamento conforme a realidade de cada município.

A carreata dos comerciantes teve o propósito de pleitear a flexibilização da bandeira vermelha do modelo de distanciamento social controlado pelo Governo do Estado e ainda apoiar a iniciativa da Prefeitura de Torres que apresentou a mesma solicitação nos últimos dias ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, pedindo que o mesmo intervenha junto ao Governador e ao Comitê de Crise para uma reavaliação na bandeira vermelha.

O movimento foi tranquilo, recebendo a apoio da população e de vereadores presentes. O prefeito está convicto de que a cadeia produtiva do comércio precisa voltar ao novo normal, amenizando o prejuízo das empresas e diminuindo com o número de desempregados. A Prefeitura aguarda a posição do Governo do Estado. No que for concedida autonomia para a Associação dos Municípios do Litoral Norte e aos prefeitos, a Prefeitura de Torres junto ao Comitê de Crise da Covid-19 fará uma reestruturação na reabertura do comércio local. Antes disto, nada pode feito sob pena de crime de responsabilidade.