Casa da Terra e do Artesanato funcionará em novo ponto central da cidade

Torres terá mais um ponto atrativo no centro da cidade, que agradará moradores e visitantes. Com o propósito de valorizar a produção local de artesanato, será oficialmente inaugurada neste próximo sábado, 21 de novembro, a partir das 17h, as novas instalações da Casa da Terra, localizada no encontro da Avenida Barão do Rio Branco com a Avenida General Osório. A iniciativa dará continuidade ao projeto que estava suspenso devido a pandemia e começará a atender ao público na segunda-feira, 23 de novembro. O evento contará com a participação do prefeito Carlos Souza.

A ação vai ao encontro de um forte anseio da categoria que reivindicava um local que concentrasse a produção de Torres. O atendimento será feito pelos próprios artesãos todos os dias da semana das 13h30 âs 20h. De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Indústria e Comércio, Alexandre Porcatt, o projeto acolherá inicialmente os artesãos que integram o primeiro projeto da Casa No próximo ano novo edital será realizado para credenciar mais artesãos.

Ele explica que o espaço foi possível devido a gestão municipal deslocar a antiga Casa do Turista para a Praça XV e com o novo Centro de Atendimento ao Turista no Parque de Balonismo. A partir deste momento a Secretaria buscou a parceria do Escritório Modelo do Curso de Arquitetura da Ulbra Torres e ainda teve o empenho e aprovação do Conselho Municipal de Trabalho, Indústria e Comércio.

O espaço. que terá a coordenação da diretora Sâmera Elias, recebeu melhorias internas e externas. Além de ser um ponto de exibição e comércio do artesanato local ainda somará para o embelezamento da cidade. A atividade da Casa da Terra em local de maior fluxo de pessoas agradou aos artesãos. É um reconhecimento do artesanato local, disseram. Durante o período de pandemia os integrantes tiveram a oportunidade de participar de aprimoramento técnico e integraram o catálogo on-line no site da Prefeitura, lançado como alternativa para o enfrentamento da Covid-19.