Alta demanda no Lacen provoca demora no resultado dos exames da Covid-19

A demora no resultado dos exames da Covid-19 pelo Lacen, Laboratório Central do Estado, que fica em Porto Alegre, se deve a grande demanda de casos registrados atualmente nos municípios gaúchos. O encaminhamento de muitos exames (PCR) faz com que o Lacen trabalhe com laboratórios parceiros, alguns localizados no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa provoca uma espera de uma média de dez dias úteis para entrega do resultado.

Sendo assim, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde afirma que não existe qualquer esforço possível para dar agilidade no processo de conclusão dos casos. A equipe entende a angústia e ansiedade pelo resultado do procedimento, mas reforça que o excesso de casos é o responsável pela lentidão da resposta do Laboratório Central.

A Secretaria reafirma que os resultados de todos os exames de Covid-19 realizados pelo município serão comunicados aos pacientes por meio de fone indicado no ato do procedimento. A equipe pede paciência e compreensão, lembrando que o paciente deve fazer isolamento social e aguardar em casa a comunicação do resultado do exame para o bem de sua saúde e da comunidade em geral.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content