Prefeitos da Amlinorte seguem protocolos da bandeira preta do Estado

Em reunião realizada na tarde dessa última terça-feira, 9 de março, os prefeitos da Amlinorte avaliaram as medidas restritivas aplicadas no último final de semana, dias 6 e 7 de março, onde todos os municípios mantiveram abertas somente as atividades essenciais nos 23 municípios da região. Na análise conjunta, as medidas restritivas foram importantes, porém geraram alvoroço e aglomerações, principalmente nos supermercados. Os prefeitos também analisaram o Decreto Estadual No 55.782 de 5 de março, considerado muito restritivo, e decidiram seguir os protocolos da Bandeira Preta na região, sem outras restrições específicas. Desta maneira, não vai haver o fechamento de atividades como o ocorrido no fim de semana passado.

Com esta decisão, os municípios deverão aplicar diariamente todas as restrições previstas no protocolo de bandeira preta, com tele entrega, pague e leve ou drive-truh para restaurantes sem auto-serviço, lanchonetes, lancherias, bares e sorveterias. Já os supermercados, açougues, fruteiras, padarias e similares poderão operar com atendimento presencial restrito, tele entrega, pague e leve ou drive-thru, observando a capacidade de lotação (trabalhadores + clientes) 1 pessoa com máscara, para 8m2 de área útil de circulação. O comércio varejista não essencial continua operando com atendimento exclusivo por telentrega, sendo proibido atendimento na porta.

Postos de combustíveis permanecerão em funcionamento, sendo vedada aglomeração e consumo de alimentos e bebidas. As farmácias também poderão funcionar com atendimento ao público, respeitando o regramento do teto de operação da bandeira preta. Os locais públicos como parques, praças, faixa de areia, mar, lagoas e rios continuam proibidos a permanência, assim como o banho e prática de esportes náuticos, permitido apenas a circulação. As equipes de fiscalização dos municípios deverão continuar com o trabalho de vigilância e os municípios poderão ainda ser mais restritivos em alguma atividade específica, se assim desejarem. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Amlinorte em 9/3)