Por falta de vacina Coronavac, Prefeitura suspende ação de segunda dose para esta sexta

Em virtude da falta de vacinas Coronavac em todo o país, a Prefeitura de Torres anunciou na manhã desta quarta-feira, 28 de abril, a suspensão da aplicação da segunda dose programada para esta sexta-feira, 30 de abril, e as demais previstas para a próxima semana com a aplicação do reforço. A informação é da secretária Suzana Machado, acompanhado do diretor da Vigilância em Saúde, Lasier França e do diretor da Vigilância Epidemiológica, Renan Emerim Monteiro.

Conforme os responsáveis pelas ações de vacinação, estão faltando 1.400 vacinas da segunda dose em Torres no momento. Este montante atende ao público que já ficou sem a segunda dose, como ocorreu no dia 26 de abril e os previstos para esta próxima sexta. Na semana que vem, este quantitativo já aumenta.

A Prefeitura aguarda nova remessa de vacinas Coronavac para regularizar as ações programadas. O Instituto Butantan, de São Paulo, divulgou uma nota com a previsão de que deverá encaminhar ao Ministério da Saúde nova remessa de vacinas no dia 3 de maio. Porém, não anunciaram o montante.

A secretária destaca que as ações de vacinação estão bem organizadas, que a falta da segunda dose acontece em todo o país. As operações de imunizações que estão ocorrendo atualmente obedecem o cronograma do Ministério da Saúde. Informa que chegando a remessa no Ministério, o trâmite é rápido para estar no Estado e dali para as Coordenadorias Regionais.

Ela ainda aproveitou a oportunidade para salientar que devido os casos de Covid-19 estarem diminuindo na cidade, a população não deve descuidar-se e continuar cumprindo os regramentos sanitários, para que situação melhore cada vez mais. A Prefeitura reforça a necessidade da população em evitar aglomeração, usar máscara, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e manter o distanciamento social.