Secretaria de Educação divulga calendário sobre o retorno das atividades escolares

RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS REDE MUNICIPAL DE ENSINO INFORMATIVO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS

A Secretaria Municipal de Educação informa sobre o Calendário 2021 e a previsão de retorno presencial das aulas para a Rede Municipal de Ensino.

Início do Ano Letivo: 01/03/2021
Recesso Escolar: 24 a 31/07/2021
Término do Ano Letivo: 17/12/2021

CALENDÁRIO DE RETORNO PRESENCIAL:

10/05: Educação Infantil, 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, Salas de Recursos Multifuncionais (AEE), Atendimentos Psicopedagógicos e Apoios Pedagógicos
17/05: 3º, 4º e 5º Anos dos Ensino Fundamental
24/05: Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos)

HORÁRIO DAS AULAS (ALUNOS):

EMEIs: 08h às 12h | 13h15 às 17h15
EMFs: 7h45 às 10h45 | 14h às 17h

Professores cumprem as 4h diárias, sendo 1h no formato online para os alunos que optarem pelo modelo Não Presencial

COMO SERÁ O RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS?

– Parcial e escalonado por grupos de crianças/estudantes;
– Com número de alunos limitado, de acordo com a capacidade da sala, conforme protocolos sanitários;
– Com restrição para grupos de risco;
– Com possível escalonamento de horários de entrada, intervalos e saída, para evitar aglomerações;
– Com redução de horário no Ensino Fundamental para possibilitar o atendimento online do Ensino Híbrido;
– Com atendimento parcial mesmo nas turmas integrais, por conta dos protocolos de distanciamento.

COMO SERÁ O FORMATO PRESENCIAL PARA CADA ETAPA ESCOLAR?

Educação Infantil – Creche turno integral (0 a 3 anos): 08 às 12/ 13h15 às 17h15
Educação Infantil – Prés 1 e 2 turno integral (Escola do Campo): Escalonado, um grupo manhã, outro grupo à tarde, de acordo com a capacidade máxima da sala, segundo protocolos de distanciamento. A definição dos grupos por turno será através de sorteio caso não haja consenso entre os pais.
Educação Infantil – Creche e Prés 1 e 2 parciais: Revezamento dos alunos, em grupos, conforme capacidade máxima da sala, intercalados quinzenalmente (uma semana sim, outra não).
Ensino Fundamental – Anos Iniciais Integral (Escola do Campo): Escalonado, um grupo manhã, outro grupo à tarde, de acordo com a capacidade máxima da sala, segundo protocolos de distanciamento. A definição dos grupos por turno será através de sorteio caso não haja consenso entre os pais.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais parcial: Revezamento dos alunos, em grupos, conforme capacidade máxima da sala, intercalados quinzenalmente (uma semana sim, outra não).
Ensino Fundamental – Anos Finais parcial: Revezamento dos alunos, em grupos, conforme capacidade máxima da sala, intercalados quinzenalmente (uma semana sim, outra não).

Em todas as etapas acima, se o número total de alunos optantes pelo modelo presencial for igual ou inferior à capacidade máxima da sala, estes poderão frequentar de forma integral, sem escalonamentos.
Obs.: Mesmo participando das atividades presenciais, os alunos seguirão realizando atividades Não Presenciais para cumprimento da Carga Horária anual, conforme legislação vigente.

COMO SERÁ O USO DO TRANSPORTE ESCOLAR?

Os alunos pequenos deverão estar acompanhados de um responsável nas paradas, pois os monitores farão a aferição da temperatura dos mesmos e, só será permitido o transporte de alunos que estejam utilizando máscara de proteção facial e cuja temperatura seja inferior ou igual à 37,8°. Seguindo os protocolos de distanciamento, os ônibus só são autorizados a transportar 60% da capacidade.

Lembre-se: o retorno das aulas presenciais é muito importante, mas a saúde dos nossos alunos e dos nossos profissionais é ainda mais importante!
Cada um precisa fazer a sua parte para que possamos vencer esta pandemia!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Educação pelo fone
51 3626 9150 | ramal 601