Licenciamento Florestal é pauta em Brasília

Neste terceiro dia de cumprimento de agendas e audiência em Brasília, o prefeito Carlos Souza, acompanhado do secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges e do secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, reuniram-se com João Pessoa, da direção de Biodiversidade do Ibama, para tratar de questão ambiental que tem causado dificuldades em todas as prefeituras do Estado. Trata-se do Sinaflor, Sistema Federal para Licenciamento Florestal.

Na pauta, o secretário do Meio Ambiente pediu agilidade na formatação de um sistema simplificado que se adapte a realidade dos municípios. Agápio também é vice-presidente nacional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – Anamma, entidade civil, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais.

De acordo com Agápio, “o sistema foi formatado para a realidade do norte do Brasil, onde inclusive o licenciamento não é uma realidade municipal. É preciso readequar o sistema para a realidade dos municípios que licenciam”. Para o prefeito Carlos Souza, é fundamental que os órgãos ambientais destravem pautas que engessam a gestão. “Preservar sim, para desenvolver com responsabilidade”.