Com muitas atividades, começa em Torres a Semana do Meio Ambiente, confira a programação

Com o propósito de buscar o comprometimento de todos com o meio ambiente, a Prefeitura de Torres realiza a Semana do Meio Ambiente entre os dias 5 e 11 de junho. O evento começa no dia 5, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é debater a preservação do patrimônio natural do município, promovendo ações de proteção e preservação do meio ambiente com apoio da comunidade. O homenageado da Semana é o conceituado ambientalista Nabor de Azevedo Guazzelli, recentemente falecido. Precursor de várias causas ambientalistas, o engenheiro agrônomo foi presidente do Comitê Mampituba, fundador da Sociedade Onda Verde e incentivador da agricultura ecológica.

Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, Pasta que realiza o evento, a Semana do Meio Ambiente de 2021 terá um formato adaptado ao momento que o país atravessa. Serão atividades virtuais, com diversos temas ligados a área ambiental. Simbolicamente, algumas atividades presenciais ocorrerão, como plantios de árvores na Lagoa do Violão e recolhimento de lixo eletrônico. Destaca que serão realizadas diversas lives tratando de temas interessantes como Unidades de Conservação em geral, Parque da Guarita, Geoparque, Dunas Costeiras, Resíduos Sólidos, entre outras. A data é referência para reflexão das questões locais, que possam afetar de alguma forma os recursos naturais e suas interações com os elementos existentes no meio.

Confira a programação:

Dia 05/06
9h às 16h – Ação em parceria com o Lions Clube, coleta de lixo eletrônico, na sede do Lions na Av. do Riacho 678.
10h – Abertura do Evento (apresentação da SMAURB)
Participação de Júlio Agápio da Silva – Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Daniella Kosinski Rodriguez – Advogada e Diretora de Licenciamento Ambiental, Jean Martins Lima – Arquiteto e Diretor de Desenvolvimento Urbano e Maria Priscila da Rosa Antônio – Engenheira Ambiental e Diretora de Desenvolvimento Sustentável.

Dia 07/06
Live às 19h pelo YouTube da Prefeitura sobre Unidades de Conservação (UC’s) de Torres – Parque Estadual de Itapeva, Revis Ilhas dos Lobos e Apa da Lagoa de Itapeva.
Participação de Rivaldo Raimundo da Silva – Biólogo da Secretaria Municipal de Turismo de Torres e Larissa Zanette da Silva – Bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Torres.

Dia 08/06
Live às 19h pelo YouTube da Prefeitura sobre o Parque da Guarita e Geoparque
Participação de Rivaldo Raimundo da Silva – Biólogo da Secretaria Municipal de Turismo de Torres.

Dia 09/06
Ação em parceira com a Sociedade Onda Verde – plantio de árvores em homenagem a Nabor Guazzelli, bem como Carlos Cechin e Bento Barcellos da Silva, ambos falecidos e personalidades importantes no desenvolvimento socioambiental da cidade de Torres. O evento acontecerá na Lagoa do Violão às 15h.

Dia 10/06
Live às 19h pelo YouTube da Prefeitura sobre Aspectos Geoambientais de Torres
Participação de Maria Elizabeth Rocha – Geóloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e Larissa Zanette da Silva – Bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Dia 11/06
Live às 19h pelo YouTube da Prefeitura sobre dunas costeiras (conservação e prevenção) e sobre Resíduos Sólidos.
Participação de Maiara Rech da Silveira – Geóloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Maria Priscila da Rosa Antônio – Engenheira Ambiental e Diretora de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria e Rodrigo De Rose da Silva – Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Ainda, dentro do mês do Meio Ambiente, no 29/06 acontecerá uma live em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, onde serão abordados os temas relacionados aos aspectos geológicos do município e recolhimento de resíduos sólidos. Neste evento, haverá também a participação do Parque Estadual de Itapeva e Revis Ilha dos Lobos. A live acontecerá ao vivo pelo YouTube da Prefeitura, às 19h.