Ação do Meio Ambiente e Urbanismo protege fauna silvestre

No início do mês de maio, em ação conjunta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB), através da supervisão do Biólogo Rodrigo de Rose, e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), realizaram a colocação de placas para evidenciar a presença de animais silvestres em alguns pontos da cidade.

Esta ação foi definida após o levantamento de algumas áreas estratégicas de ocorrência de animais silvestres, próximo a trechos de vias públicas com tráfego de veículos. Os locais de fixação das placas têm por objetivo principal despertar a atenção e o cuidado dos motorista ao trafegarem por estas regiões.

Entre estes locais, destacam-se a Avenida Beira Rio e Avenida do Riacho, próximo à Câmara dos Vereadores e arredores, onde é possível verificar constantemente a presença de capivaras.

Também foram instaladas em um trecho popularmente conhecido como Estrada do Normélio, lindeira ao Parque Estadual de Itapeva (PEVA), onde ocorre a travessia de diversas espécies de fauna silvestre .

Ainda, no entorno da Lagoa do Violão, que é situada no coração da cidade, onde existe um grande número de cágados, que por vezes saem da Lagoa e fazem a travessia da pista.

Desta maneira, acreditamos potencializar o conhecimento da comunidade sobre a fauna silvestre e aumentar, com isto, os cuidados com ela, conciliando da melhor maneira, a convivência dos moradores das áreas urbanas, com a presença destes animais.