Projeto Primeiros Socorros na Escola, salva vida de criança em Torres

Criado da rede municipal de ensino de Torres, o Projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas vem ajudando muita gente através do conhecimento dos estudantes que formam-se em socorristas após o aprendizado. Nesta última quinta-feira, feriado de Corpus Christ, a socorrista e estudante do nono ano da EMF Manoel Oliveira Carneio, Sarah Schardosim dos Santos, viveu uma atividade nada simulada como constantemente exercitava na Escola dentro do Projeto. Aplicando as manobras corretas, ela salvou o irmão, de um ano e cinco meses, que estava engasgado com alimento.

Sarah, de 14 anos, conta que o irmãozinho Enrico estava jantando, quando ele saiu da cadeira, foi até ela, aparentemente bem, mas assim que chegou no seu colo e deitou, tentou tossir. Foi quando ela percebeu que tinha algo errado e ao virar o irmão, viu que estava completamente vermelho. Daí, entrou no “modo socorrista” e fez as manobra aprendidas no Projeto. O fato ocorrido na Vila São João, em seguida passou ao conhecimento de muitos por meio das redes sociais, graças ao atendimento bem-sucedido.

No Facebook, a estudante, sua mãe, Rosa, e muitos outros agradeceram ao ensinamento proporcionado através do Projeto, desejando que mais escolas da rede municipal façam parte dele. No projeto, Sarah aprendeu que deveria colocar a criança de bruço, deitado sobre o seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. O antebraço pode estar apoiado na sua perna ou outra superfície. Com a mesma mão deve manter a boca da criança utilizando os dedos e com a outra, deu cinco tapas entre os ombros. Em seguida, virou o irmão, deitado no mesmo apoio e fez cinco compressões com os dedos no meio do peito entre os mamilos. Logo, ele chorou, sinal que estava desengasgado, poderia também ter tossido.

O Projeto da Secretaria Municipal de Educação existe desde 2013 e é coordenado pela professora Andréa Mello. Ela informa que conta com uma equipe colaborando na formação dos alunos: Silvio Severo, Gabriel Scheffer Calixto, Magno Dal Bosco, o Sargento Marcelo França, os componentes do SAMU, que sempre proporcionam treinamentos, o pessoal do Corpo de Bombeiros de Torres e a Enfermagem da Ulbra. Aprendem ainda outros importantes para os adolescentes, tais como a Lei Maria da Penha, combate ao suicídio, câncer de mama e o abuso sexual infantil, meio ambiente e projeto Geoparque.